Resumo

Título do Artigo

Gestão Estratégica para Stakeholders: a influência no desempenho organizacional
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria de Stakeholders
Desempenho Organizacional
Estratégia em Organizações

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Fabricio Stocker
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA USP
2 - Daniel Livrari
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
3 - Guilherme Almeida de Jesus
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
4 - Rafael Augusto Gonçalves Gamas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade
5 - Keysa Manuela Cunha de Mascena
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)

Reumo

O presente estudo visa contribuir para o estudo da Teoria dos Stakeholders ao repensar o tema do desempenho organizacional a partir das relações da empresa com os seus stakeholders. A temática que se propõe discutir neste trabalho tem foco na contribuição do esclarecimento e discussão sobre como a gestão de stakeholders e o desempeno social da organização, tem influência e impacto no desempenho financeiro. Para tanto, é utilizada como base de dados para esta pesquisa os resultados sociais e financeiros das 30 maiores empresas de capital aberto que integram a carteira do ISE-B3.
Considerando que há uma carência de estudos empíricos que extrapolam e identificam quais os fatores e variáveis que compõem a gestão de Stakeholders e a possível relação entre o desempenho da gestão com os resultados financeiros das organizações, este trabalho tem como objetivo principal analisar qual a relação da gestão dos Stakeholders no desempenho financeiro corporativo
Segundo a Teoria dos Stakeholders (Freeman, 1984) a função objetivo das organizações é coordenar os interesses dos stakeholders. Empresas que alocam mais recursos para satisfazer as necessidades dos stakeholders tem um maior potencial de vantagem competitiva e por consequência um desempenho superior (Stocker & Mascena, 2019). Em outras palavras, considera-se que o desempenho dos stakeholders está diretamente ligado ao valor criado pela empresa, ao valor que dela recebem (Boaventura, Bosse, Mascena & Sarturi, 2019).
Para este estudo foi utilizada a base de dados da Economática® para viabilizar a coleta dos dados financeiros e patrimoniais, das empresas analisadas, necessários na construção das variáveis (ROA, ROE, Valor de mercado e Ativo Total). Uma proposição do modelo de estudo é apresentada na Figura 1, considerando os 7 indicadores selecionados com base na literatura e no questionário da Base de Dados ISE e as principais métricas de Desempenho Financeiro. Para análise estatística dos dados, são realizados análises multivariada de dados, aplicando os testes de correlação e regressão
Este estudo foi iniciado pela compreensão dos pressupostos da Teoria de Stakeholders e a exploração dos dados analisados pela presente pesquisa buscou contribuir para o entendimento e aprofundamento das atividades que integram a gestão para stakeholders, analisando o seu desempenho individual e o reflexo da somatório destes indicadores na gestão de stakeholders – CSP em relação ao desempenho financeiro da organização - CFP.
Com base nas discussões abordadas sobre o estudo, é possível encontrar potenciais contribuições desta pesquisa. Primeiramente uma possível contribuição desta pesquisa, refere-se a operacionalização da variável de gestão de stakeholders, utilizada como CSP neste trabalho. A seleção e análise desses indicadores, possibilitou uma análise desagregada bem como conjunta dos indicadores que compõe a gestão de stakeholders e testar sua relação com o desempenho das organizações.
Boaventura, J. M. G., da Silva, R. S., & Bandeira-de-Mello, R. (2012). Performance Financeira Corporativa e Performance Social Corporativa: desenvolvimento metodológico e contribuição teórica dos estudos empíricos. Revista Contabilidade & Finanças, 23(60), 232-245. Freeman, R. E. (1984). Strategic Management: A Stakeholder Approach (Boston: Pitman, 1984). Jennings, in the article cited above, quotes Freeman and gives additional information concerning the influence of his work.