Resumo

Título do Artigo

PROFISSÃO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DA CARREIRA DOCENTE NA PERSPECTIVA DAS GERAÇÕES
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Palavras Chave

Carreira;
Carreira Docente;
Gerações.

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Eliete Galdino Felix
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE (FAC-CG) - Campina Grande
2 - Luciene Alencar Firmo Abrantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Jéssica Monteiro Valverde
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA

Reumo

Os meios e objetivos relacionados a construção de carreira, pode sofrer alterações de acordo com as gerações, onde cada geração possui uma projeção de vida e que se interliga com os momentos históricos vividos em cada tempo. Nesse contexto de carreira, o mercado de trabalho abarca algumas nuances das gerações fazendo com que as organizações equilibrem seu capital humano.A carreira docente, é notório que em cada experiência abre-se uma lacuna na forma como pensar estratégias para bem gerenciar sua carreira, demonstrando que as perspectivas que cada geração pode influenciar tal posicionamento.
Em um contexto de constantes transformações do mercado de trabalho e o surgimento de novas gerações, é imperativo entender o posicionamento do profissional dentro dessa nova realidade. Assim, com essa pesquisa, busca-se entender qual a percepção dos docentes de duas IES de Campina Grande-PB, sobre suas carreiras, a partir das diferentes visões de mundo de suas gerações.
Utilizando como base a ideia de carreira como um conjunto de decisões que o profissional terá de tomar ao longo da sua vida útil de trabalho, esta pesquisa busca correlacionar este conceito com a construção de um plano de carreira, mais especificamente da carreira docente. Com a pluralidade e diversificação encontradas neste segmento, é possível enxergar um plano de carreira bem delineado, peculiar e que são inerentes no processo de carreira docente interligado a cada geração. Nesta pesquisa foram abordadas especificamente três gerações: babyboomers, geração x e a geração Y.
A pesquisa foi realizada com os docentes de duas Instituição de Ensino Superior (IES) de Campina Grande-PB, sendo uma delas pública e outra privada. Assim, classifica-se como um estudo de caso múltiplo, com abordagem quantitativa. Em relação à coleta de dados, utilizou-se como instrumento de coleta o questionário, baseado no modelo de Machado e Seixas (2015). Para a análise de dados, o processo se deu por meio estatístico descritivo utilizando o Microsoft Office Excel, calculando a frequência, média ponderada e a média geral das dimensões propostas.
A partir dos dados coletados, identificou-se uma diferença na quantidade de docentes em cada geração investigada nas IES, o que influenciou diretamente o resultado global em cada dimensão do modelo utilizado. Já as dimensões de carreira não apresentaram disparidade gritante na sua média global nas duas instituições investigadas. Por fim, foi relacionada a geração (BabyBoomers, X e Y), com as três dimensões do modelo em cada instituição, identificando uma diferença considerável entre as duas instituições.
A Geração Y nas duas IES é a que mais apresenta inconformidades com as dimensões apresentadas, mas que, por essa geração fazer parte de um grupo mais maduro, a carreira já está alicerçada em bases mais fortes, enquanto que a geração X precisa lidar com variações e assimetrias do mercado cada vez mais dinâmico. As médias caem em cada geração: o que para geração Baby Boomers é mais atrativo, para as gerações X e Y não é tanto, ou seja, percepções mudam devido ao contexto que estão inseridas e aos diferentes desafios que enfrentam de acordo com o grupo de geração pertencente.
MACHADO, Mônica Cristina Rovaris; SEIXAS, Patrícia Góes Ferreira. Gerenciamento de carreiras: A percepção das gerações boomers, x e y numa universidade do Nordeste brasileiro. XV colóquio internacional de gestão universitária, Argentina, 2015. ROWE, Diva Ester Okazaki; BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt and PINHO, Ana Paula Moreno. Comprometimento e entrincheiramento na carreira: um estudo de suas influências no esforço instrucional do docente do ensino superior. Rev. adm. contemp. [online]. 2011, vol.15, n.6, pp.973-992. ISSN 1982-7849. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552011000600002.