1 - José Folha Mós Neto Fundação Instituto de Administração - FIA - Nações Unidas
2 - Daniel Estima de Carvalho FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Mestrado Profissional
Reumo
Desde a primeira revolução o mundo tem passado por mudanças drásticas no trabalho e isso está acontecendo de forma ainda mais acelerada agora, na época da quarta revolução industrial – que em escala, escopo e complexidade é algo que a humanidade nunca havia experimentado e que trará a automação para substituir trabalhos até recentemente impensáveis, além de proporcionar uma capitalização devido a necessidade de novos bens e serviços (SCHWAB, 2016).
As habilidades e comportamentos dos profissionais são fatores que auxiliam em sua empregabilidade, mas de forma mais importante, em como eles desempenham suas atividades. As competências necessárias para o profissional na era da quarta revolução é o que norteia o problema de pesquisa a ser estudado: Quais são as competências do profissional da quarta revolução industrial?
O objetivo geral esse estudo é: Identificar as 10 competências individuais mais importantes de um profissional de vendas no mercado industrial na era da quarta revolução industrial.
Um estudo de 2013 mostrou que 47% dos empregos dos EUA estão sob alto risco de deixar de existir em até duas décadas e as profissões que tem as menores chances de desaparecer estão vinculadas a três principais fatores: 1) Inteligência Social; 2) Criatividade; 3) Percepção e manipulação – capacidade de reagir a fatos em velocidade compatível com as ações e emoções envolvidas de forma adequada.
O conceito de competência entregue se caracteriza como agregação de valor ao patrimônio de conhecimentos da organização (DUTRA, 2017).
Seleção em um estudo recente de 1/3 (22) das competências vinculadas a habilidades e conhecimentos.
Pesquisa de prioridade com 402 respondentes do Brasil.
Processo de tomada de decisão
Saber Ouvir
Necessidades dos clientes
Apresentação de benefícios
Venda Consultiva
Comunicação Objetiva
Networking
Determinação
Gerenciamento de Contas
Comunicação Verbal
Priorização
Persistência
Resiliência
Equilíbrio Emocional
Técnicas de negociação
Flexibilidade
Contatos de influência
Estabelecimento de Metas
Responsabilidade
Autoaprendizagem
Capacidade de inovação
Solução de conflitos
Análise financeira
Idade:
36% - 30 a 39 anos
26% - 40 a 49 anos
12% - 20 a 29 anos
Número de vendedores na empresa que trabalham:
31% - > 100
15% - 1 a 3
12% - 51 a 100
9% - 4 ou 5
8% - 6 a 10
8% - 11 a 20
67% trabalham em multinacionais
56% são vendedores
16% sempre foram vendedores
Resultado Geral
1 - Saber Ouvir
2 - Comunicação verbal
3 - Comunicação Objetiva
4 - Equilíbrio Emocional
5 - Venda Consultiva
6 - Determinação
7 - Networking
8 - Contatos de Influência
9 - Necessidades dos clientes
10 – Resiliência
O que há de fato é a competição entre candidatos para a realização de tarefas que ainda são exclusivamente para humanos.
Ao se iniciar a trilha de uma carreira, uma pessoa deveria se perguntar que tipo de atividade irá querer fazer num futuro próximo e trabalhar para conquistar as competências necessárias para aquele caminho escolhido.
Os profissionais deverão ter claras quais são suas principais habilidades e pontos fortes para que possam saber vendê-las para as empresas que necessitem.
O profissional da quarta revolução industrial, depende principalmente do entendimento dos seres humanos.
BERDROW, I.; EVERS, F. T. Bases of competence: an instrument for self and institutional assessment. Assessment & Evaluation in Higher Education. v. 35, 4. ed. 2010.
DUTRA, J. Competências: conceitos, instrumentos e experiências. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
FOLHA, J. M. N. Competências de vendedores de soluções no mercado B2B de automação industrial. São Paulo, [s.n.]: 2019.
FREY, C. B.; OSBORNE, M. A. The future of employment: how susceptible are jobs to computerisation? 2013.
SCHWAB, K. The fourth industrial revolution. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2016.