Resumo

Título do Artigo

“Falar que a Empresa é Corrupta é me Chamar de Corrupto
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Palavras Chave

Identidade Organizacional
Identificação
Sensebreaking e Sensemaking

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Thalya Maria Ferreira de Lima
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - UNICESUMAR (UNICESUMAR) - Goioere
2 - Izabely Regina Gibelato
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo

Reumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar os afetos na identidade dos colaboradores de uma importante empresa brasileira. Essa análise se deu pelo estudo do caso Odebrecht, empresa que atravessou um complexo processo de corrupção. Tomando como referencia a Teoria da Identidade Social, o intuito foi precisamente compreender através da percepção dos colaboradores de que maneira essas vivências poderiam ser mapeadas de modo a permitir a compreensão de seus efeitos na no processo de identificação.
o presente trabalho apresenta como problema de pesquisa o questionamento sobre a maneira com que ocorrem os processos de desidentificação. Desta forma, apresenta como objetivo geral, analisar a partir da lente da teoria social da identidade, as ressonâncias produzidas por um processo de corrupção (sensebreaker) na identificação de colaboradores.
O processo de identificação está relacionado com a configuração da definição individual tomando como referencia os elementos que definem a organização na qual o indivíduo está inserido. Um dos elementos que porporcionam o estabelecimento dessas noções é o sensemaking. Por outro lado, o sensebreaking implica em uma “destruição ou quebra do significado” (PRATT, 2000, p. 464).
A presente pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso. Foram realizadas sete entrevistas em profundidade com os colaboradores e ex colaboradores da Odebrecht. A análise dos dados se deu por meio da codificação das entrevistas e interpretação tomando como referencia a teoria apresentada.
Através da análise de dados foi possível identificar algumas categorias de identificação, que são: Respeito; Incentivo; Oportunidade; Auxilio para a Comunidade, Desenvolvimento; Confiança; Tecnologia; Preocupação Ambiental; Educação. E foi possível ainda através da codificação identificar os elementos de sensebreaking, que são: Decepção; Tristeza; Corrupção, Roubo; Desonestidade e Lava Jato. A partir destes elementos, foi possível analisar as entrevistas e a teoria, de maneira a entender a ocorrência do processo de identificação e sensebreaking.
Finalmente, observou-se uma considerável identificação reminissente dos colaboradores com a empresa, mesmo após o processo por corrupção vivenciado. Apesar da identificação dos entrevistados, os elementos de sensebreaking são percebidos. No entanto, a desidentificação percebida é moderada, uma vez que os colaboradores acreditam na capacidade regenerativa organizacional.
ELSBACH, K. D.,BHATTACHARYA, C. B. (2001). Defining who you are by what you’re not: Organization disidentification and The National Rifle Association. Organizational Science, 12(4), 393-413. PRATT, M. G. The good, the bad, and the ambivalent: Managing identification among Amway distributors. Administrative Science Quarterly, v. 45, n. 3, p. 456-493, 2000.