Resumo

Título do Artigo

CRAEDI: um estudo de caso sobre o Treinamento e Desenvolvimento de professores que atuam com Atendimento Educacional Especializado
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Treinamento e Desenvolvimento
Atendimento Educacional Especializado
Estudo de Caso

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - Luis Eduardo Freitas Diniz e Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Governador Valadares
2 - Margarida Aparecida de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Governador Valadares

Reumo

A Constituição de 1988 garantiu a todos os cidadãos brasileiros, e aqueles que moram no país, o direito à educação. Entre eles estão os que necessitam do Atendimento Educacional Especializado O presente trabalho procura entender como se dá os processos de treinamento e desenvolvimento dos professores que atuam com o AEE no CRAEDI, uma instituição do poder municipal Governador Valadares – MG. A instituição atende aos alunos frequentes na rede municipal de ensino.
O problema desta pesquisa surge do questionamento acerca da preparação dos professores para fornecerem o AEE: como se dá o treinamento e desenvolvimento (T&D) dos professores que atuam com AEE no CRAEDI? O objetivo geral é investigar se os professores tem acesso a programas de T&D, e os específicos são: verificar como são feitos os programas, analisar o grau de interesse dos professores e compreender quais são os impactos do T&D no trabalho deles.
O AEE é regido pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008. A atuação dos professores é estabelecida na resolução 4/09 do CNE/CEB. Há também a declaração de Salamanca, de 1994, que reafirma o compromisso com a educação para todos. O T&D proporciona um crescimento pessoal, tanto no trabalho como na vida privada, e são diferenciados basicamente pela questão temporal. Uma pequena descrição da instituição em estudo, que foi criado em 2006 objetivando oferecer a Educação Especial com o AEE.
Realizou-se uma pesquisa bibliográfica para levantar as abordagens sobre o tema. O trabalho é um estudo de caso, como o título sugere. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista semi estrutura, que foi aplicada a 19 professores do CRAEDI. Os dados coletados foram analisados de forma qualitativa, o que produziu informações profundas sobre o tema.
Observou-se que apenas 2 dos professores são do sexo masculino, os demais sendo do sexo feminino. Todos eles começaram a trabalhar com AEE no CRAEDI, e a maioria dos entrevistados trabalham a aproximadamente 8 anos na instituição. Foi possível perceber que o CRAEDI se preocupa bastante com o desenvolvimento dos seus profissionais, e oferece semanalmente um momento de estudo para eles, como um programa de T&D.
Os professores do CRAEDI possuem alto grau de interesse aos programas de T&D, pois sabem a diferença que o aprendizado promovido fornece para o seu trabalho. O CRAEDI promove grupos de estudos aos seus colaboradores, mas também incentiva a busca externa por conhecimento. O T&D tem grande influência no trabalho dos professores, pois eles passam a melhor entender a realidade dos alunos e assim, encontram uma melhor maneira de fazer o atendimento que auxilie de maneira mais eficiente o aluno a se desenvolver.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. BAGATTOLI, S. L; MÜLLER, G. C. K. Treinamento e Desenvolvimento de pessoal: agregando valor às pessoas e à organização. Navus, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 106-120, abr.-jun. 2016. UNESCO. Declaração de Salamanca sobre princípios, políticas e práticas na área das Necessidades Educativas Especiais, 1994.