Resumo

Título do Artigo

Sharing Tourism: Uma análise da plataforma digital Worldpackers
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Palavras Chave

: Economia Colaborativa;
Turismo Colaborativo
Worldpackers

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Rafael Augusto Sousa de Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CAMPUS I
2 - Esdras Matheus Matias
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA
3 - TAÍS ALEXANDRE ANTUNES PAES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração

Reumo

O conceito de Economia Colaborativa ou Compartilhada rediscute e repensa novos moldes de troca e colaboração.Diante dessa nova perspectiva de viagens, trocas, voluntariado e internet, o turismo se depara com novos formatos de deslocamentos e novos perfis de viajantes. A internet ressignificou as experiências turísticas e as plataformas digitais são corresponsáveis por um novo modelo de viajante e de turismo. O Worldpackers exemplifica como uma dessas plataformas funciona no turismo, facilitando o contato entre packers e anfitriões, por meio de anúncios dos meios de hospedagens.
Diante dessa nova perspectiva de viagens, trocas, voluntariado e internet, o turismo se depara com novos formatos de deslocamentos e novos perfis de viajantes, não contemplados pela teoria. A partir disto, levantamos o seguinte questionamento: qual é o perfil e as motivações dos viajantes usuários da plataforma digital da economia colaborativa Worldpackers que escolheram João Pessoa, na Paraíba? . O objetivo geral da pesquisa foi conhecer e analisar o perfil dos usuários da plataforma digital Worldpackers e as motivações que os fizeram escolher João Pessoa/PB como local de voluntariado.
O conceito de economia colaborativa começou a ser discutido nos anos 1970, repensando as antigas (e atuais) práticas capitalistas com uma nova roupagem direcionada para a troca e colaboração. No turismo o sharing surgiu a partir da criação das plataformas digitais de compartilhamento como o Worldpackers, que só foi possível graças ao advento da internet. Essa rede colaborativa foi fundada em 2013 por dois brasileiros, com foco em proporcionar experiências intensas aos usuários, sejam viajantes ou anfitriões, através da troca cultural dessas vivências.
A metodologia do estudo tem abordagem qualitativa-quantitativa, com materiais de pesquisa bibliográficos, elaboração do questionário que foi aplicado online e presencialmente com os packers (como são conhecidos os usuários da plataforma) que vieram ou estavam em João Pessoa/PB. Na primeira etapa foi feito um levantamento bibliográfico; na segunda etapa foi realizada uma pesquisa nas dezesseis principais revistas científicas em Turismo; na terceira etapa foram elaborados e aplicados os questionários; na quarta e última etapa foram analisados os resultados.
O resultado do estudo mostrou que a maioria dos pesquisados afirmou que a motivação e o objetivo que os fez começar a viajar como packers foi a possibilidade de conhecer novos lugares gastando menos dinheiro. Os dados mostraram que o Worldpackers tem modificado a forma de se fazer e definir turismo, uma tendência que alia compartilhamento e voluntariado.
Ao ser confrontado com esse novo modelo socioeconômico, um estereótipo foi criado de como seriam os packers: pessoas com menos recursos financeiros, que talvez não tivessem tido acesso à educação de ensino superior e que tivessem idade acima dos 30 anos. Após a análise dos resultados e a vivência com packers, identificamos que a grande maioria tem entre 18 e 24 anos, mais da metade possui curso superior completo, alguns com pós-graduação. Mais da metade deles ainda não conhecia João Pessoa e o principal motivo que os fez escolher a cidade foi pelos atrativos naturais.
COZBY, Paul C. (2009). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas. FORNO, F.; GARIBALDI, R. (2015). Sharing Economy in Travel and Tourism: The Case of HomeSwapping in Italy. Journal GALANI-MOUTAFI, Vasiliki. (2000). The self and the other. Traveller, ethnographer, tourist. Annals od Tourism Research. V.27. n.1, Pergamon, pp.203-224. GANSKY, L. (2010). The Mesh: Why The Future Of Business Is Sharing. New York: Portfolio Penguin. HEO, C. Y. (2016). Sharing economy and prospects in tourism research. Research Notes and Reports/Annals of Tourism Research, v. 58, p. 166-170.