Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO ORGANIZACIONAL SEGUNDO O PENSAMENTO ESTRATÉGICO DO GESTOR
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comportamento estratégico
Pensamento estratégico
Micro e Pequenas Empresas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - LEANDRO APARECIDO DA SILVA
FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA (FCST) - Caicó/RN
2 - ANA CLARA FIRMINO DE OLIVEIRA ROCHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CAMPUS NATAL
3 - Fabio Francisco Azevedo da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - natal
4 - Gustavo Henrique de Oliveira Maia
UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Roberto Freire
5 - Afrânio Galdino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Reumo

Pequenas empresas apresentam sistemas abertos e extremamente complexos, passando por transformações e mudanças todos os dias, com isso faz-se necessário que os seus gestores conheçam qual o comportamento estratégico adotado por seus empreendimentos. Além do comportamento estratégico apresentado pelas organizações, existe ainda o processo da estratégia sob o ponto de vista de como as decisões são adotadas pelo gestor. Compreender a maneira como o gestor toma suas decisões pode ser uma forma de entender quais são seus valores e crenças.
Diante desse contexto, considerando a importância desta temática junto a estratégia organizacional, definiu-se como problema de pesquisa: Qual a relação entre o pensamento estratégico dos gestores e o comportamento estratégico apresentado por empresas do interior do Rio Grande do Norte e da Paraíba? Tendo como principal objetivo identificar o comportamento estratégico apresentado por empresas norte-rio-grandense e paraibanas conforme o pensamento estratégico do gestor.
Analisar os tipos de comportamento estratégico é extremamente importante para uma boa tomada de decisão. Miles e Snow (2003) sugerem uma tipologia de diagnóstico estratégico composta por quatro estratégias genéricas, são estas: prospectiva, defensiva, analítica e reativa. Outros autores adotam formulações estratégicas distintas ao modelo de Miles e Snow (2003). De Wit e Meyer (2004 apud LUCIAN et al., 2008), por exemplo, apresentam as dimensões estratégicas voltadas ao pensamento, formação e mudança do processo da estratégia.
Durante a fase descritiva, ocorreu a revisão da literatura sobre as dimensões estratégicas de De Wit e Meyer e do posicionamento estratégico de Miles e Snow. Com isso foi possível elaborar dois instrumentos de pesquisa. Na etapa seguinte deliberou-se uma amostra probabilística, aplicando consequentemente os questionários junto aos gestores das organizações. Verificou-se a frequência de participação das variáveis e o grau de correlação. Por fim, realizou-se uma análise de variância e regressão linear múltipla, viabilizando a possibilidade de modelagem das equações estruturais do estudo.
Utilizando os valores dos coeficientes de regressão, elaborou-se uma equação para a variável independente Lógica. Analisando a equação junto aos resultados advindos da correlação, percebe-se que a variável Prospectiva apresenta valores inversamente proporcionais a variável Lógica, diferentemente da variável Defensiva que cresce na medida que a variável Lógica também cresce. O estudo identificou a mesma regressão utilizada para variável independente Lógica, junto a variável independente Criativa. Considerando, novamente, as quatro variáveis do posicionamento estratégico.
A pesquisa apresentou um modelo teórico capaz de explicar o comportamento estratégico apresentado pelas empresas, conforme o pensamento estratégico dos seus gestores. Foram desenvolvidas duas equações capazes de aferir uma conexão das variáveis dependentes do posicionamento estratégico de Miles e Snow (Prospectivo, Defensivo, Analítico e Reativo) a dimensão paradoxal do pensamento estratégico de De Wit e Meyer (Lógico e Criativo). As equações evidenciaram e corroboraram com os resultados já encontrados durante a correlação das variáveis.
GHOBRIL, A. N. Alinhamento Estratégico na Indústria de Bens de Capital: Uma Análise sob a perspectiva de Miles e Snow. 2007. 376 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP, 2007. LUCIAN, Rafael et al. O que há na mente de um estrategista? O uso da modelagem de equações estruturais na compreensão do processo estratégico. Brazilian Business Review, Vitória/es, v. 5, n. 2, p.89-107. 2008. MILES, Raymond E; SNOW, Charles C. Organizational strategy, structure and process. Stanford, California: Stanford University Press, 2003. 264 p