Resumo

Título do Artigo

ISO 31000:2009 : Critérios de qualidade do produto para avaliação de riscos operacionais na construção civil.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de riscos
ISO 31000
Construção civil

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Clarissa Frade de Araújo Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - ccsa
2 - Roberta Vanessa Aragão Félix da Silva
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Caruaru
3 - Taciana de Barros Jerônimo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

O setor da construção civil é caracterizado por ter alta incerteza e os riscos operacionais devido à grande dependência do fator humano e processual em suas atividades, o que pode impactar diretamente a qualidade de seu produto. Este contexto somado à preocupação com a qualidade das habitações fez com que construtoras brasileiras tenham controle sobre os seus riscos em suas inspeções de qualidade com as principais normas técnicas que concedem licenças de construção no país que são baseadas nas ISO.
Este estudo está pautado no seguinte problema de pesquisa: com base na ISSO 31000:2009, como os critérios de qualidade do produto são utilizados para avaliação de riscos operacionais na construção civil? Assim, este trabalho tem como objetivo Identificar, com base na ISO 31000:2009, como os critérios de qualidade do produto para avaliação de riscos operacionais são utilizados para uma empresa na construção civil.
O referencial teórico desta pesquisa foi sistematizado com base na gestão da qualidade, apresentando as principais aplicações no setor da construção civil, tendo em vista que as construtoras visam oferecer resultados com custos e tempo mínimo, em oposição a sistema de qualidade padronizado e eficiente. Por meio da gestão de riscos, as ameaças podem retratar oportunidades de negócios e, em conjunto com a ISO, podem ser definidos parâmetros internos e externos, formando critérios na avaliação de riscos.
O estudo é caracterizado como descritivo, por meio do método qualitativo. A empresa selecionada para o estudo de caso pertence ao setor de construção civil em habitação, possui filiação ao PMCMV, maturidade em TQM e tem um programa de GR implantado. Foram selecionados onze profissionais para responder o questionário e doze para as entrevistas. A pesquisa contou com a escolha de dez critérios de qualidade com base na ISO 31000. Para análise dos dados coletados foi utilizado a análise de conteúdo, com o objetivo de retratar a realidade observada, descrevendo o contexto da construtora.
A empresa pesquisada concedeu total abertura para coleta de dados e foi priorizada a participação de pessoas de cargos de liderança e de especialistas, sendo profissionais maduros e que tinham em média 6,45 anos de empresa. Na análise, constatou-se que mesmo que os riscos possam apresentar oportunidades positivas, os colaboradores não enxergam muitas vezes. Também foi verificado que todos os critérios estão ligados ao impacto, sendo considerado dentro deles subcritérios, que resultam no risco e podem ser positivos ou negativos, gerando impacto em diferentes locais apontados pelos subcritérios.
Foi possível identificar o uso dos critérios de avaliação de riscos operacionais e com isso descobrir falhas na sua utilização, critérios que são complementares uns dos outros, e conhecer qual o entendimento que as pessoas tem tido sobre GR. Dessa forma, sistemáticas podem ser melhoradas, pessoas são melhor orientadas e a GR pode alcançar resultados com maior assertividade e eficiência.
As referências bibliográficas consultadas foram os principais autores que abordam a temática de gestão de riscos e gestão da qualidade com base na ISO 31000. Foram priorizados periódicos internacionais e estudos recentes, visando contribuir com o panorama atual de pesquisa na área.