Resumo

Título do Artigo

GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO EM PROCESSOS ECOINOVATIVOS NAS CONSTRUTORAS CEARENSES.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ecoinovação
Gestão Estratégica da Informação
Fluxo da informação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Alan Kleiton Cardoso Feitosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará
2 - Antonio Jocélio Alves Pereira
-

Reumo

O estudo objetiva analisar de que maneira a gestão estratégica da informação contribui com os processos ecoinovativos das construtoras cearenses.
A gestão estratégica da informação firma-se como uma peça-chave nas empresas, uma vez que a informação, em conjunto com o conhecimento e/ou gerando este, é a necessidade principal para uma tomada de decisão eficaz (ALWIS & HIGGINS, 2001; COHEN, 2002). Desta forma, de que maneira a gestão estratégica da informação repercurte nos processos e práticas ecoinovativas nas construtoras do Estado do Ceará?.Tendo em vista esta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa é analisar de que maneira a gestão estratégica da informação contribui com os processos ecoinovativos das construtoras cearenses.
O artigo trás em sua fundamentação teórica, conceitos sobre ecoinovação e seus processos, logo em seguida aborda-se o gerenciamento estratégico da informação, trazendo o ciclo de vida de informação com suas etapas (Construção, Comunicação e Uso da Informação) e em seguida discorrendo sobre as estratégias ecoinovativas na construção civil.
Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada por meio de um levantamento, tendo como amostra 50 construtoras que responderam o instrumento de pesquisa.
Na análise dos dados utilizaram-se coeficiente alfa de Cronbach, técnicas de estatística descritiva e correlação de Spearman. Os resultados apontaram por meio da utilização do fluxo da informação: construção, comunicação e o uso da informação, as diferentes maneiras em que cada etapa apropria a coleta, disponibilização e utilização dos dados proporcionando a fluidez da informação de maneira eficiência e com eficácia do processo de desenvolvimento dos processos ecoinovativos.
Conclui-se que mesmo com o baixo investimento tecnológico em ferramentas de gestão de dados, as construtoras buscam ter conhecimento dos seus processos ecoinovativos e utilizam-se das informações coletadas para tomada de decisões, o que instiga novas pesquisas para possíveis explicações organizacionais, de modo a compreender de forma holística as implicações do uso da gestão estratégica da informação.
Barbieri (2010); Terence e Escrivão Filho (2004); Moreira (2016); Fussler e James (1996), Maçaneiro e Cunha (2012, p. 270),Carrillo-Hermosilla, Río e Könnölä (2010); Jacomossi et al. (2016); Le Coadic (2004); Zampese, Moori e Caldeira (2016); Audy, Andrade e Cidral (2005)