Resumo

Título do Artigo

Atividades de inovação em agricultura de precisão no Brasil como estratégia de sustentabilidade no agronegócio
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação no agronegócio
Sistemas de inovação
Agricultura sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Váldeson Amaro Lima
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Campus Porto Velho Zona Norte
2 - Isabel Cristina dos Santos
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O agronegócio brasileiro tem obtido grande atenção mundial pelos números crescentes de produtividade e, no Brasil, pela participação expressiva que tem desempenhado no Produto Interno Bruto (PIB). Se, por um lado, esse protagonismo se deve a vantagens comparativas, como clima favorável, terra e água em abundância, que permitem a utilização de grandes áreas para a produção agrícola e a colheita de mais de uma safra por ano, por outro, se deve igualmente a vantagens competitivas advindas das atividades de inovação, com inserção de um amplo pacote tecnológico.
O presente estudo teve por objetivo identificar a estrutura presente nas atividades de inovação em agricultura de precisão brasileira, descrevendo os papéis desempenhados pelos principais atores, suas interações e evidenciando suas redes sociais de troca de conhecimentos.
Este estudo apropria-se da definição de agricultura de precisão como modelo gerencial (Inamasu e Bernardi, 2014) defendida pela Embrapa, para delimitar sua análise como tecnologia específica capaz de movimentar uma rede dinâmica de agentes envolvidos na geração, difusão e utilização dessa tecnologia, sob uma infraestrutura institucional particular, à luz do que determinam os pressupostos teóricos sobre sistemas de inovação tecnológica (Carlsson e Stankiewicz, 1991; Watkins, Papaioannou, Mugwagwa e Kale, 2015).
A abordagem metodológica considerou aspectos da pesquisa qualitativa, com entrevistas e análise de documentos centrados no objetivo da pesquisa.
Como resultados, são apresentados a estrutura das atividades de inovação a partir dos atores, instituições, redes e fatores tecnológicos que compõem essas atividades.
existe uma dissonância entre estrutura e processos em relação as atividades de inovação em agricultura de precisão. Isso porque embora existam atores relevantes e bem posicionados em um ambiente sistêmico, o funcionamento das atividades tem estado aquém do esperado para o setor, podendo gerar efeitos negativos de enfraquecimento sobre a agenda proposta em direção ao alcance do ODS 2, especialmente no que se refere a meta de garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes.
Bernardi, A. C., Naime, J. M., Resende, A. V., Bassoi, L. H., & Inamasu, R. Y. (2014). Agricultura de Precisão: resultados de um novo olhar. Brasília: Embrapa. Borgatti, S. P. (2002). Netdraw Network Visualization. Analytic Technologies. MA: Harvard. Borgatti, S. P., Everett, M. G., & Johnson, J. C. (2013). Analyzing Social Network. Sage Publications. Carlsson, B., & Stankiewicz, R. (1991). On the nature, function and composition of technological systems. Journal of Evolutionary Economics, 1(2), pp. 93-118.