1 - Jonas Trajano dos Santos UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Caruaru
2 - João Paulo Barbosa dos Santos UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Campus Caruaru
3 - GABRIELA DE VASCONCELOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - Cabo de Santo Agostinho
4 - Pablo Aurélio Lacerda de Almeida Pinto -
Reumo
O tema Employer Branding (Marca Empregadora) vem ganhando cada vez mais destaque na academia (Cable, Gino e Staats, 2013; Robinson, Lopez, Ramos e Nartova-Bochaner, 2013) e consolida-se nas empresas como uma dimensão crucial devido a sua associação à percepção que a organização deseja refletir como atributo de valor autêntico para suas realizações gerenciais, por meio do fortalecimento dos seus ativos internos com ênfase na compreensão da força, da sua imagem e da capacidade do capital humano em proporcionar vantagem competitiva para as organizações (BISWAS; SUAR, 2013).
Buscou-se entender como o Employer Branding auxilia no posicionamento das organizações, a partir da valorização do capital humano, é essencial para alinhar as estratégias de RH e Marketing a fim de obter uma melhor posição da marca no mercado. A finalidade do presente estudo foi compreender como o programa de Employer Branding de uma empresa multinacional atuante no Brasil é percebido pelos colaboradores internos mediante a análise do Employee Value Proposition (EVP) proposto no site institucional da Michael Page e da plataforma do Love Mondays, com o foco no Talent Management.
Na economia moderna, o capital intelectual está sendo reconhecido como fonte de vantagem competitiva para organizações (BERTHON, 2005). Com a profissionalização dos setores do mercado, a disputa entre as empresas para atrair assertivamente possíveis colaboradores, juntamente com a capacidade de reter os melhores talentos, se tornou um desafio (COUNCIL, 2006). A carência por profissionais qualificados para integrar o mercado de trabalho deu a origem ao termo “guerra por talentos”, gerando motivação para as primeiras aplicações do Employer Branding (AMBLER; BARROW, 1996).
o enquadramento metodológico do presente estudo caracteriza-se pelo caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa, na intenção de conhecer melhor sobre o Employer Branding e contribuir para aprofundamento do tema selecionado. O material de análise baseou-se na exposição proposta de valor ao funcionário (EVP) da organização, juntamente com a análise das avaliações dos colaboradores na plataforma do ‘Love Mondays’. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo disseminada por Bardin (2006).
A proposta de valor da organização possui 5 elementos, tendo como centro a ideia de valorização dos colaboradores, o que reflete um dos passos de criação de ferramentas para atrair, engajar e reter os melhores talentos. Na parte dos “Prós” de se trabalhar na organização, os tópicos mais citados pelos usuários foram que ao se associarem a empresa os maiores benefícios estão ligados ao “Desenvolvimento profissional” e na parte de “Contras” associados à organização, os principais pontos de reclamação foram com a relação à “Qualidade de vida ruim” associado à exaustiva carga horária de trabalho.
Pôde-se constatar que a Michael Page atende aos requisitos propostos para o fortalecimento da sua marca empregadora e cumpre parte do que se propõe a oferecer aos funcionários, em termos de benefícios e progressão de carreiras. Entretanto, a organização acaba negligenciando o quesito “carga horária excessiva” que reflete diretamente nos tópicos de qualidade de vida. A companhia reconhece a relevância do tema para a construção da reputação no âmbito organizacional com o intuito de atrair talentos e para o fortalecer o engajamento da sua força produtiva interna de trabalho.
CABLE, D.; GINO, F; STAATS, B. R. (2013). Breaking them in or eliciting their best? Reframing socialization around newcomers’ self-expression. Administrative Science Quarterly, 58(1), 1-36.
BISWAS, M.; SUAR, D. Which Employees’ Values Matter Most in the Creation of Employer Branding. Journal of Marketing Development and Competitiveness. United States, 2013.
BERTHON, P., EWING, M., & HAH, L. L. Captivating company: dimensions of attractiveness. International Journal of Advertising, 2005.
COUNCIL, C. L. Attracting and retaining critical talent segments. Best Practices for Building and Managing