Resumo

Título do Artigo

UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DA INTERIORIZAÇÃO DO EMPLOYER BRANDING NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL DE UMA CONSULTORIA DE RH NO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Employer Branding
Marca
Recursos humanos

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Jonas Trajano dos Santos
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Caruaru
2 - João Paulo Barbosa dos Santos
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) - Campus Caruaru
3 - GABRIELA DE VASCONCELOS
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - Cabo de Santo Agostinho
4 - Pablo Aurélio Lacerda de Almeida Pinto
-

Reumo

O tema Employer Branding (Marca Empregadora) vem ganhando cada vez mais destaque na academia (Cable, Gino e Staats, 2013; Robinson, Lopez, Ramos e Nartova-Bochaner, 2013) e consolida-se nas empresas como uma dimensão crucial devido a sua associação à percepção que a organização deseja refletir como atributo de valor autêntico para suas realizações gerenciais, por meio do fortalecimento dos seus ativos internos com ênfase na compreensão da força, da sua imagem e da capacidade do capital humano em proporcionar vantagem competitiva para as organizações (BISWAS; SUAR, 2013).
Buscou-se entender como o Employer Branding auxilia no posicionamento das organizações, a partir da valorização do capital humano, é essencial para alinhar as estratégias de RH e Marketing a fim de obter uma melhor posição da marca no mercado. A finalidade do presente estudo foi compreender como o programa de Employer Branding de uma empresa multinacional atuante no Brasil é percebido pelos colaboradores internos mediante a análise do Employee Value Proposition (EVP) proposto no site institucional da Michael Page e da plataforma do Love Mondays, com o foco no Talent Management.
Na economia moderna, o capital intelectual está sendo reconhecido como fonte de vantagem competitiva para organizações (BERTHON, 2005). Com a profissionalização dos setores do mercado, a disputa entre as empresas para atrair assertivamente possíveis colaboradores, juntamente com a capacidade de reter os melhores talentos, se tornou um desafio (COUNCIL, 2006). A carência por profissionais qualificados para integrar o mercado de trabalho deu a origem ao termo “guerra por talentos”, gerando motivação para as primeiras aplicações do Employer Branding (AMBLER; BARROW, 1996).
o enquadramento metodológico do presente estudo caracteriza-se pelo caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa, na intenção de conhecer melhor sobre o Employer Branding e contribuir para aprofundamento do tema selecionado. O material de análise baseou-se na exposição proposta de valor ao funcionário (EVP) da organização, juntamente com a análise das avaliações dos colaboradores na plataforma do ‘Love Mondays’. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo disseminada por Bardin (2006).
A proposta de valor da organização possui 5 elementos, tendo como centro a ideia de valorização dos colaboradores, o que reflete um dos passos de criação de ferramentas para atrair, engajar e reter os melhores talentos. Na parte dos “Prós” de se trabalhar na organização, os tópicos mais citados pelos usuários foram que ao se associarem a empresa os maiores benefícios estão ligados ao “Desenvolvimento profissional” e na parte de “Contras” associados à organização, os principais pontos de reclamação foram com a relação à “Qualidade de vida ruim” associado à exaustiva carga horária de trabalho.
Pôde-se constatar que a Michael Page atende aos requisitos propostos para o fortalecimento da sua marca empregadora e cumpre parte do que se propõe a oferecer aos funcionários, em termos de benefícios e progressão de carreiras. Entretanto, a organização acaba negligenciando o quesito “carga horária excessiva” que reflete diretamente nos tópicos de qualidade de vida. A companhia reconhece a relevância do tema para a construção da reputação no âmbito organizacional com o intuito de atrair talentos e para o fortalecer o engajamento da sua força produtiva interna de trabalho.
CABLE, D.; GINO, F; STAATS, B. R. (2013). Breaking them in or eliciting their best? Reframing socialization around newcomers’ self-expression. Administrative Science Quarterly, 58(1), 1-36. BISWAS, M.; SUAR, D. Which Employees’ Values Matter Most in the Creation of Employer Branding. Journal of Marketing Development and Competitiveness. United States, 2013. BERTHON, P., EWING, M., & HAH, L. L. Captivating company: dimensions of attractiveness. International Journal of Advertising, 2005. COUNCIL, C. L. Attracting and retaining critical talent segments. Best Practices for Building and Managing