Resumo

Título do Artigo

O FUTURO QUE NÓS CRIAMOS: A PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE EM FUTUROS ADMINISTRADORES
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Triple Bottom Line
Administração

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - JOHANNES DE OLIVEIRA LIMA JUNIOR
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
2 - Natália Alves dos Santos
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3 - Wellington Gomes Ferreira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
4 - Felipe dos Santos Silva
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5 - Rafael Fernandes de Mesquita
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri

Reumo

A sociedade moderna enfrenta desafios socioambientais globais (FARIA et al. 2018). O consumo excessivo dos recursos naturais, que são finitos e poucas vezes recuperáveis, ocasiona diversos problemas, tais como: fome, pobreza e mudanças climáticas (FEIL; SCHREIBER, 2017). De acordo com Faria et al. (2018), essa situação requer medidas de responsabilidade social adequadas que proporcionem o equilíbrio entre aspectos econômicos, sociais e ambientais, conhecidos como o Triple Bottom Line (TBL).
As empresas começaram a mudar suas estratégias para incorporar os conceitos de responsabilidade social e do TBL em suas operações a fim de atender às expectativas sociais (JAMALI, 2006). Assim, os futuros gestores devem estar preparados para suprir essa demanda da sociedade. Neste contexto geral, questionou-se: como futuros administradores, profissionais em formação, percebem sua atuação a partir de uma perspectiva de administração sustentável? Dessa forma, objetivou-se analisar a percepção futura de administradores em formação para uma atuação sustentável nas empresas.
Para Elkington (2001), a sustentabilidade deve orientar as empresas no sentido de harmonizar as linhas do TBL (econômico, social e ambiental) e, por meio disso, alcançar o desenvolvimento sustentável.Nesse sentido, para que as empresas sustentáveis venham a se tornar uma realidade, os funcionários e gestores dessas organizações devem ter conhecimento acerca da sustentabilidade.Portanto, a formação de gestores, ainda na universidade, deve abordar a educação ambiental como forma de promover melhores atitudes, tornando-os mais conscientes (SILVA et al., 2013).
Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica projetiva de construção, em que os sujeitos foram convidados a escreverem redações a partir de um contexto inicial pré-definido. O término da coleta de dados se deu de acordo com o conceito de saturação teórica (MINAYO, 2017). Quanto à análise dos dados, as redações foram categorizadas de acordo com as categorias teóricas delimitadas, os pilares do TBL, baseando-se na técnica de análise qualitativa de conteúdo (BARDIN, 2000).
No aspecto econômico, os sujeitos ressaltaram a qualidade do serviço, do produto, e a constante busca pela satisfação do cliente. No tocante ao pilar social, os alunos se preocuparam em passar uma imagem positiva para a comunidade e uma boa relação com os funcionários. Em relação ao pilar ambiental, embora os alunos citem este fator em suas redações, ainda assim, esse é o aspecto menos recorrente. Nota-se, que estes alunos possivelmente carecem de conhecimento aprofundado sobre a questão ambiental, visto que, recorrem a expressões mais gerais e menos fundamentadas em suas respostas.
De acordo com os resultados encontrados, a percepção de trabalho futuro de estudantes do curso de administração é mais enfatizada nas dimensões econômica e social do TBL, sendo o pilar ambiental o menos recorrente nas redações estudadas, embora que alguns estudantes apresentaram preocupação com o meio ambiente e com os impactos negativos que suas futuras atividades industriais poderiam causar. No entanto, seus relatos foram superficiais, evidenciado pouco conhecimento acerca da questão ambiental e de como a gestão ambiental poderia ser utilizada na prática.
FARIA, A. C. et al. Influência do Conhecimento sobre Sustentabilidade nas Atitudes, Comportamentos e Consumo de Estudantes de Administração. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 17, n. 2, p. 239-260, 2018. SILVA, H. H. M. et al. O isomorfismo na educação ambiental como tema transversal em programas de graduação em administração. Revista de Ciências da Administração, v. 15, n. 37, p.170-186, 2013. ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001.