Resumo

Título do Artigo

Modelagem conceitual para implementação de custeio baseado em atividades em uma instituição ensino superior
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Palavras Chave

Custeio baseado em atividades
Instituição de ensino superior
Relatório de desempenho

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - RODRIGO PAIVA SOUZA
Faculdade FIPECAFI (FIPECAFI) - Maestro Cardim
2 - Paschoal Tadeu Russo
Faculdade FIPECAFI (FIPECAFI) - São Paulo

Reumo

O presente estudo se deu em uma instituição de ensino superior que possui diversos produtos (unidades geradoras de receitas) e adota o método de custeio por absorção tanto para atender a legislação contábil quanto para analisar o desempenho. Neste contexto, o objetivo principal do trabalho foi realizar um estudo aplicado para propor uma modelagem de avaliação de desempenho financeiro com alocação dos gastos administrativos pelo método de custeio ABC e avaliar a viabilidade de adoção dessa inovação à luz da teoria de difusão da inovação e da teoria contingencial.
A instituição possui mais de 40 anos de existência, aproximadamente 100 funcionários, uma gestão profissionalizada e um portfólio de produtos diversificado. Todos os produtos produzem receitas e têm custos diretos relacionados a essa geração de receitas. A organização avalia o desempenho dos produtos por meio da margem direta, obtida por meio de relatório de desempenho tradicional extraído do sistema contábil (baseado no método de custeio por absorção).
O problema central diagnosticado foi que aproximadamente 27% dos gastos operacionais da instituição são representados por custos indiretos, assim, não são alocados para as famílias de produtos por não possuírem um critério lógico definido pela instituição, consequentemente a análise de desempenho dos produtos não considera esses elementos, podendo inclusive haver produtos deficitário, mas essa informação não pode ser capturada pelo relatório de desempenho atual. Além disso, a gestão da instituição deseja saber onde está consumindo recursos.
O desenvolvimento do novo relatório de desempenho baseado na modelagem ABC foi constituído em seis etapas: (1) seleção dos gestores chaves dos departamentos administrativos para entrevistas; (2) realização das entrevistas com os gestores chaves; (3) definição dos direcionadores de recursos e direcionadores de atividades; (4) alocação dos custos dos recursos às atividades e aos produtos; (5) avaliação dos resultados da modelagem ABC; e (6) entrevistas com membros da diretoria executiva para identificar viabilidade de adoção e uso da inovação.
O relatório desenvolvido foi capaz de alocar as despesas administrativas aos produtos da instituição, assim, um produto que se apresentava como lucrativo antes mostrou-se na verdade deficitário. Além disso, após apresentação da modelagem proposta para a diretoria, foi possível observar em quais atividades a instituição estava consumido recursos administrativos de forma mais intensa, gerando a possibilidade de melhorar a sua gestão de custos. Finalmente, as discussões também possibilitaram avaliação da viabilidade de adoção dessa inovação para a instituição.
O desenvolvimento da modelagem conceitual do ABC gerou melhoria na visão de custos da instituição estudada e pode gerar contribuições também para outros profissionais que desejam replicar o trabalho. Além disso, buscou-se suporte conceitual na teoria da difusão da inovação para aumentar as possibilidades de adoção do novo relatório. Aspectos da teoria da contingência também foram considerados nas discussões com a diretoria executiva para aumentar as possibilidades de adoção do novo relatório.