Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO E A CO-CRIAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: da teoria à prática
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública Federal
Inovação
Co-criação

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Suelen Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Dany Flávio Tonelli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Dae

Reumo

A inovação e a co-criação no setor público são temáticas que tem ganhado cada vez mais espaço e configuram-se como caminhos que possibilitam superar os desafios complexos presentes na sociedade contemporânea. A inovação no setor público é influenciada por diferentes aspectos e a compreensão de tais aspectos é fundamental para o desenvolvimento de inovações que gerem valor público. A co-criação por sua vez, possibilita a geração de políticas públicas mais alinhadas às necessidades do cidadão, uma vez que o mesmo passa a fazer parte do processo de criação, abandonando o papel de mero receptor.
Os estudos realizados no contexto brasileiro sobre inovação no setor público, são predominantemente marcados pela discussão de iniciativas inovadoras premiadas. Assim, compreender os aspectos que compõem o ambiente onde a inovação se desenvolve bem como as evidências da presença da co-criação nas iniciativas brasileiras, é uma lacuna de pesquisa a ser preenchida. Esse estudo tem como objetivo analisar a percepção dos gestores e especialistas públicos em relação aos elementos que compõem o ambiente e o processo de inovação dentro do contexto da Administração Pública Federal.
A fundamentação teórica inicia-se pela discussão da inovação no contexto da Administração Pública Federal, onde são apresentados alguns casos que ilustram iniciativas inovadoras desenvolvidas no setor público brasileiro. Em seguida, é apresentado o framework de análise desenvolvido por Isidro-Filho (2017), que balizará a análise dos resultados empíricos obtidos. Esse Framework é composto pelo antecedentes da inovação, determinantes da inovação, processo de inovação e resultados da inovação. A co-criação é trabalhada como um elemento dentro do ambiente de inovação.
Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória, constituído por quatro fases, sendo eles (I) levantamento da literatura sobre inovação no setor público; (II) identificação dos especialistas e gestores; (III) elaboração de roteiro e aplicação da entrevista narrativa e (IV) interpretação e análise dos resultados. A identificação dos gestores e especialistas ocorreu por meio da técnica bola de neve. As entrevistas foram feitas pessoalmente em Brasília (DF) e foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ.
O corpus geral foi constituído por 16 textos, que geraram 7 classes distintas. Essas classes foram subdivididas em duas ramificações principais (A e B) do corpus total analisado. O subcorpus A (experiências práticas de inovação no setor público), evidenciou dois casos inovadores relatados pelos entrevistados e o subcorpus B (ambiente da inovação no setor público) abrange as particularidades do ambiente e do processo de inovação dentro do setor público, permitindo a identificação dos antecedentes e determinantes da inovação no setor público, bem como o processo de inovação e seus resultados.
Ao final desse estudo, conclui-se que os objetivos traçados foram alcançados e as descobertas feitas contribuem para a compreensão da inovação e da co-criação dentro do contexto público brasileiro. Os resultados possibilitaram a identificação de elementos empíricos que refletem o framework de análise adotado, tais como os antecedentes e determinantes da inovação. Foram identificadas fortes evidências da presença da co-criação. Verificou-se que a linearidade do modelo de análise utilizado, não reflete o comportamento empírico dos elementos retratados, que mostraram-se dinâmicos e interativo.
Isidro-Filho, A. (2017a). Inovação no setor público: evidências da gestão pública federal brasileira no período 1999-2014. In: P. Cavalcante, M. Camões, B. Cunha & W. Severo. (Org.). Inovação no Setor Público: teoria, tendências e casos no Brasil. Vol. 1. IPEA (1 ed., p. 165-177). Brasília: Ipea. Hartley, Jean (2005). Innovation in Governance and Public Services: Past and Present, Public Money & Management, 25(1), 27-34 Vieira, L. V. (2016). Inovação no setor público: indutores, capacidades, tipos e resultados de inovação. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Bras