Resumo

Título do Artigo

USO DE SISTEMAS E-LEARNING PELOS SERVIDORES PÚBLICOS: UM ESTUDO DOS REFLEXOS DAS FALHAS COGNITIVAS
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Palavras Chave

E - learning
Servidores públicos
Falhas cognitivas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Cristiane Aparecida da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Centro Socioeconômico
2 - EDICREIA ANDRADE DOS SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - ESAN

Reumo

O aprendizado eletrônico (e-learning) destaca os processos de ensino-aprendizagem orientados ao aprendiz e ao longo da vida (Ong, Lai & Wang, 2004). E-learning geralmente se refere ao uso de tecnologia de rede de computadores, principalmente por meio da intranet ou por intermédio da Internet, com o propósito de fornecer informações e instruções aos indivíduos (Salas, Kosarzycki, Burke, Fiore, & Stone, 2002).
Uma pessoa com déficit de atenção tem dificuldade em se concentrar, sofre de aumento da irritabilidade e é propensa a erros nas tarefas cognitivas. Como tal, eles não podem permanecer facilmente em um ambiente que requer interação com tarefas de aprendizagem (Staats, Kieviet, & Hartig, 2003). Diante do exposto propõe se a seguinte indagação: Quais os reflexos das falhas cognitivas dos servidores públicos na satisfação do design de conteúdo e design de interface e valor de utilização percebido na intenção de continuar usando os sistemas e-learning governamentais?
Do ponto de vista do processo cognitivo, a falha cognitiva é a incapacidade cognitiva do indivíduo relacionada à sua percepção e capacidade de memória ao desempenho da tarefa (Schmidt, Neubach, & Heuer, 2007). Ela pode igualmente refletir uma diminuição na eficiência dos níveis de percepção de atenção seletiva.Em relação ao design de conteúdo de e-learning, Al-Samarraie, Teo e Abbas (2013) descobriram que apresentar conteúdo com boa estrutura pode influenciar a atenção dos alunos, o que pode levá-los a pensar profundamente e ajudá-los a entender o conteúdo.
Esta pesquisa de natureza descritiva foi realizada com abordagem predominantemente quantitativa a partir de um levantamento, utilizando-se o método de coleta de dados por meio da aplicação de um questionário a servidores públicos de 1 hospital universitário federal e 1 universidade federal localizada na região Centro-Oeste do Brasil
Mostraram que o valor de utilidade afeta positivamnte na intenção de continuidade de uso dado que pesquisas anteriores produziram resultados limitados para explicações centradas no indivíduo sobre o uso de sistemas governamentais de e-learning. Todavia, não foi possível confirmar que a falha cognitiva da Internet afeta negativamente na satisfação do individuo com o design de conteudo e com o design de interface do sistema e-learning, e nem que a satisfação com o design de conteúdo e de design de interface afetam positivamente o valor de utilidade percebido.
As características do e-learning cumprem os requisitos para aprender em uma sociedade tecnologicamente avançada e criaram grande demanda de empresas para sistemas de e-learning. Em tempos de limitações financeiras especialmente no setor público o e-learning permite que o treinamento atinja diversas e geograficamente forças de trabalho dispersas de forma eficiente em termos pode ocorrer sob demanda e a um custo menor do que o treinamento no local. Os sistemas de e-learning tornaram-se ferramentas populares para facilitar processos de ensino e aprendizagem que permitem um aprendizado flexível.
Hong, J. C., Tai, K. H., Hwang, M. Y., Kuo, Y. C., & Chen, J. S. (2017). Internet cognitive failure relevant to users' satisfaction with content and interface design to reflect continuance intention to use a government e-learning system. Computers in Human Behavior, 66, 353-362. Lee, Y. H., Hsieh, Y. C., & Ma, C. Y. (2011). A model of organizational employees’e-learning systems acceptance. Knowledge-based systems, 24(3), 355-366. Liu, Z. (2005). Reading behavior in the digital environment: Changes in reading behavior over the past ten years. Journal of documentation, 61(6), 700-712.