Resumo

Título do Artigo

EFETIVIDADE DE UM TREINAMENTO DE GESTÃO ONLINE: IMPACTO EM AMPLITUDE E SUPORTE PSICOSSOCIAL ASSOCIADOS ÀS CARACTERÍSTICAS DE DESENHO, ENTREGA E IMPLEMENTAÇÃO
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Palavras Chave

Treinamento de liderança
Impacto do treinamento no trabalho
EaD

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Simarly Maria Soares
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros
2 - Sergio Ricardo de Castro Gonçalves
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA
3 - Gardênia da Silva Abbad
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Instituto de Psicologia

Reumo

A expectativa, com a aplicação de treinamentos para gestores nas organizações, é de que ocorra o desenvolvimento de competências gerenciais e de que tal aprendizado resulte em inovação e oportunidade de mudar sua estrutura e processos administrativos (Yuan & Chen, 2015). Por esse motivo o treinamento gerencial apresenta benefícios percebidos no nível individual e organizacional tendo em vista as complexidades que permeiam as organizações tanto do setor público quanto privado (Getha-Taylor, Fowles, Silvia, & Merritt, 2015).
Questões norteadoras - a) Treinamento gerencial online é efetivo quanto ao impacto no comportamento no cargo?; b) Qual a influência do suporte psicossocial para o impacto no comportamento no cargo de um treinamento gerencial online? Como objetivo principal do estudo busca-se avaliar a efetividade de um treinamento gerencial online sobre o impacto no comportamento no cargo e a influência do apoio psicossocial a ele associado, no contexto de uma grande organização pública brasileira, de acordo com características do seu planejamento, método de entrega e implementação
O treinamento de gestão, ou de liderança, pode ser compreendido como um processo de desenvolvimento das competências dos gerentes para ampliar sua eficácia e desempenho no trabalho (Powell & Yalcin, 2010). Tais competências atingem dimensões técnicas, conceituais e interpessoais com vistas a criar relacionamento, coordenar atividades e buscar e administrar recursos (Getha-Taylor et al., 2015). A transferência de treinamento é considerada como a aplicação do treinamento no trabalho, de forma a provocar mudanças significativas no desempenho do egresso (Blume, Ford, Baldwin, & Huang, 1980).
Os dados foram coletados a partir da análise documental do material instrucional para descrição do curso avaliado, considerando suas características de desenho, entrega e implementação com base nas categorias da metanálise de Lacerenza et al.,(2017). Os resultados foram pareados com a aplicação de um questionário único contendo duas escalas e, uma questão opcional aberta, que foi analisada qualitativamente. A escala de Impacto em Amplitude é unifatorial (Abbad,Pilati,Borges-Andrade & Sallorenzo, 2012) foi aplicada com 12 itens, com fatores de impacto do treinamento no desempenho e nas atitude
Para análise da efetividade do treinamento gerencial online aqui avaliado, fez-se uso da técnica de regressão linear entre a variável suporte psicossocial e o impacto em amplitude (ou transferência de treinamento). O suporte psicossocial apresentou um resultado de 2,907 (em uma escala de 1 a 5), considerado de médio a baixo, com Desvio Padrão de 0,84604.
De modo geral as análises de relacionamento entre as variáveis impacto do treinamento, suporte psicossocial e desenho do treinamento apontam caminhos que ainda precisam ser longamente trilhados no que se refere ao treinamento de gestão on line. Principalmente, porque o treinamento de gestão visa atender ao público considerado estratégico da organização, neste sentido os objetivos da ação instrucional devem ser coerentes com a real demanda da organização.
Lacerenza, C. N., Reyes, D. L., Marlow, S. L., Joseph, D. L., & Salas, E. (2017). Leadership Training Design, Delivery, and Implementation: A Meta-Analysis. Journal of Applied Psychology, 71(3), 500–507. https://doi.org/10.1037/apl0000241 Yuan, L., & Chen, X. (2015). Managerial learning and new product innovativeness in high-tech industries: Curvilinear effect and the role of multilevel institutional support. Industrial Marketing Management, 50, 51–59.