Resumo

Título do Artigo

GREASE OR SAND? Afinal, a corrupção é Grease ou Sand na economia? Uma análise de dados em painel
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Corrupção
Accountability
Contradição teórica

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Andréia Elizabeth Silva Barros
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
2 - PAMELA LYLIBETH ASMAT VASQUEZ
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - CAMPUS DARCY RYBERO

Reumo

Uma corrente de autores nomeia a corrupção como o ‘greases the wheels’ of growth (Leff, 1964). Argumentando que proporciona o crescimento econômico. Contudo, o conceito de ‘lubrificante’ foi contestado por alguns pesquisadores e o termo ‘sands the wheels’ da expansão econômica foi criado, argumentando que a corrupção, na realidade, é prejudicial à economia (Méon & Sekkat, 2005). Considerando essa divergência, o presente trabalho se dedica utilizar a análise de dados em painel dinâmico para verificar os possíveis efeitos da corrupção na economia das Américas do Sul e Central.
O objetivo geral da pesquisa é verificar, utilizando análise de dados em painel, a corrente teórica aplicável ao contexto da economia das Américas do Sul e Central. Como objetivos específicos, a pesquisa pretende verificar se a corrupção causa impacto na economia das Américas do Sul e Central; e, causando impacto, se ele é negativo ou positivo.
A corrupção normalmente é definida como o uso de cargos públicos para ganhos privados (Sarkar & Hasan, 2001). Considerando que a corrupção tras efeitos na economia, organismos internacionais como o Fundo Monetário Internacional - FMI, o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE incorporaram medidas anticorrupção em suas respectivas missões (Bukovansky, 2002). Contudo, pesquisas empíricas apontam para a corrente teórica que afirma ser a corrupção um propulsor de desenvolvimento econômico.
O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, quantitativa, utilizou dados secundários. Foram testados três métodos de dados em painel: Os painéis estáticos e o painel Dinâmico (GMM). Testes: Teste de Chow, Teste de Hausman e o Teste de Wald. Os testes para painéis estáticos apontaram para o modelo de efeitos fixos. Após, foi corrigida a heteroscedasticidade.
O Modelo de Efeitos Fixos indicaram, que os aumentos da Eficácia Governamental, do Estado de Direito e do PIB, contribuem positivamente para o aumento da percepção de corrupção, apresentando significância a 1%. Contrariamente, a abertura de mercado tem forte influência negativa na percepção da corrupção, também com significância, a 1%. O modelo GMM indicou que a Corrupção no passado, a Accountability e o PIB, contribuem positivamente para o aumento da percepção de corrupção, respectivamente, com significância a 1%, 5% e 10%.
Pode-se sugerir que, nos países da América Central e da América do Sul, existe uma possível influência do aumento da Eficácia Governamental, da Accountability e do PIB há um aumento na percepção da corrupção. Esses resultados são considerados quando a variável dependente Corrupção é inserida, de forma defasada, juntamente com as variáveis independentes. E que esses resultados corroboram com parte da literatura existente, especificamente, os autores que considera a contribuição positiva da presença de atos de corrupção para a economia.
Aidt, T., Dutta, J., & Sena, V. (2008). Akca, H., Ata, A. Y., & Karaca, C. (2012). Ashcroft, J., & Ratcliffe, J. (2012). Bardhan, P. (1997). Sarkar, H., & Hasan, M. A. (2001).