Resumo

Título do Artigo

A DIMENSÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indicadores
Gestão Ambiental
Universidades Federais

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Agleilson Souto Batista
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST
2 - José de Lima Albuquerque
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Departamento de Administração
3 - Maria Jaqueline da Silva Mandú
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)
4 - Ionete Cavalcanti de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Dois Irmãos
5 - Jorge da Silva Correia Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Sede - EaD

Reumo

O papel das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em favor da mudança cultural, relacionada a questões socioambientais é fundamental, devido ao seu poder de transformação e responsabilidade na inserção de profissionais qualificados, conscientes e críticos na sociedade (GONÇALVES, 2018). Nesse contexto, cabe questionar sobre o panorama da Responsabilidade Socioambiental nas instituições públicas, sobremaneira, nas IFES, pois elas devem atuar pautadas na responsabilidade socioambiental, enquanto formadoras de opinião, conhecimento e desenvolvimento tecnológico (FEITOSA, 2011).
A problematização do tema é norteada pelo seguinte questionamento: Quais ações socioambientais estão sendo adotadas na gestão da UAST em conformidade às práticas adotadas pela UFRPE a partir da percepção dos gestores e servidores? A pesquisa objetiva investigar as práticas de responsabilidade socioambiental contempladas na gestão da UAST, e suas conformidades com as práticas da UFRPE, visando conhecer a percepção dos servidores acerca de tais práticas.
A avaliação é um processo vital para as IFES brasileiras, podendo demonstrar sua responsabilidade socioambiental (Ferés, 2006). É preciso que haja indicadores que contribuam no processo de avaliação, considerando aspectos quali-quantitativos. Os indicadores devem ser simples e compactos, permitindo rápida análise e acompanhamento das perspectivas (Rodrigues; Ribeiro; Silva, 2006). Os Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis visam avaliar o quanto a sustentabilidade têm sido incorporada nos negócios, estimulando que sejam sustentáveis enquanto auxiliam a definição de estratégias, políticas.
Estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. Na coleta de dados utilizou-se de procedimentos bibliográficos e documentais, adicionados à pesquisa empírica, na UAST/UFRPE. Aplicou-se questionários dos Indicadores Ethos, escolhidos como foco do estudo, estabelecidos numa escala do tipo Likert. Foram aplicados ao corpo de servidores da UAST para identificar sua percepção sobre as práticas de responsabilidade socioambiental da Unidade. Além de entrevistas com a gestão da UAST/UFRPE.
A nota padrão atribuída à universidade para o “indicador Ethos 39 – Estratégias para a sustentabilidade” foi 7,5 de 10 possíveis. Indicando grande esforço da UFRPE em obedecer a legislação e buscar inovação no seu sistema de gestão ambiental. NA UAST, a análise do indicador possibilitou o enquadramento no estágio 02, com pontuação de 27, divergindo do autoenquadramento feito pelos dirigentes da Unidade, com nota padrão de 4,50. Na percepção dos servidores da UAST, a nota padrão foi 3,49 possibilitou enquadramento no estágio 02.
O estudo em foco possibilitou analisar as práticas relacionadas à gestão ambiental na instituição. Com base nos preceitos do Indicador Ethos 39, a UAST encontra-se em um nível inferior ao da UFRPE, e ao se tratar da percepção dos servidores quanto a esse tema, a situação se agrava, apesar de manter-se no mesmo nível. Além de outros pontos também serem deficitários, o ponto crítico identificado inerente ao sistema de gestão ambiental da UAST diz respeito ao estágio 5 do indicador 39, que trata do protagonismo da Unidade perante questões ambientais.
INSTITUTO ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Correlação com outras Iniciativas. 2014. FEITOSA, A. L. O. Auditoria ambiental na gestão pública: Hospital da Universidade Federal de Sergipe. Dissertação. UFS, 2011. GONÇALVES, M. N. Alimentação e Sustentabilidade: Agenda Ambiental na Administração Pública no Restaurante Universitário da UFRPE e a contribuição da Educação Ambiental. Dissertação. UFRPE, 2018. LARANJA, L. C. Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal. Dissertação. UFF, 2017.