Resumo

Título do Artigo

SATISFAÇÃO DO ESTUDANTE COM O E-LEARNING: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA ÁREA
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Palavras Chave

e-learning
satisfação
ensino superior

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Gabriela Troyano Bortoloto
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
2 - Bernadete de Lourdes Marinho
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

As Instituições de Ensino Superior estão implementando tecnologias nos seus processos de ensino (Waka e Davis, 2014). O e-learning é uma ferramenta que permite que o estudante aprenda com flexibilidade e conveniência. Entretanto, ainda são muitos os desafios e barreiras para sua utilização no ensino Superior, principalmente ao que se refere a satisfação do estudante (Parkes, Stein, & Reading, 2015; Sun, Tsai, Finger, Chen, & Yeh, 2008).
A literatura sobre o tema se encontra fragmentada e não permite uma visão holistica de quais as variáveis que influenciam a satisfação do estudante com o e-learning. Dessa forma, o objetivo de pesquisa volta-se a analisar como a literatura aborda a satisfação do estudante com o e-learning. Para responder a esse objetivo, o artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura realizada como base no método proposto por Kitchenham (2004).
A utilização do e-learning no ensino superior desperta diferentes níveis de satisfação nos estudantes. A satisfação, por sua vez, pode ser entendida como o nível de agradabilidade percebido por alguém que vivenciou alguma experiência (Cidral, 2017). Dessa forma, considerando que o e-learning é tido como o paradigma da educação moderna e tem despertado atenção crescente nos ambientes educacionais (Harjoto 2017), a literatura se voltou a analisar a satisfação do estudante de diversas maneiras.
Por meio da análise de co-citação de referências, realizada através do software V.O.S.Viewer,é possível identificar a distinção entre três principais perspectivas existentes na literatura.
Os autores abordam a satisfação do estudante com o e-learning por meio de três diferentes perspectivas: aspectos cognitivos e sociais; tecnologia e comportamento do consumidor e; mistura das duas. Além disso, a satisfação é um constructo que possui diversas variáveis antecedentes, que variam de acordo com a perspectiva utilizada e com a base teórica seguida pelo autor. Isso desperta a necessidade de pesquisas futuras que contemplem todas ou a maior parte dessas variáveis, permitindo uma visão mais completa a respeito dos antecedentes da satisfação do estudante com o e-learning.
Cidral, W. A., Oliveira, T., Di Felice, M., & Aparicio, M. (2017). E-learning success determinants: Brazilian empirical study. Computers and Education, 122(December 2017), 273–290. Sun, P. C., Tsai, R. J., Finger, G., Chen, Y. Y., & Yeh, D. (2008). What drives a successful e-Learning? An empirical investigation of the critical factors influencing learner satisfaction. Computers and Education, 50(4), 1183–1202. Kitchenham, B. (2004). Procedures for Performing Systematic Reviews. Keele.