Resumo

Título do Artigo

A estratégia para os funcionários do nível não gerencial e seus impactos no desempenho da organização
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Palavras Chave

Funcionários não gestores.
Entendimento da estratégia
Implementação da estratégia.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Marcelo Armando Bassetto Knaak
-
2 - Marcia Juliana d'Angelo
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitoria

Reumo

A estratégia é um dos componentes que contribui para o sucesso de uma organização quanto à alocação de seus recursos, geração de valor e reação em momentos de mudanças no ambiente externo. Nesse contexto, a implementação da estratégia, de forma sistêmica, atingindo todos os níveis de funcionários, é complexa. Assim, argumenta-se a relevância da compreensão do processo estratégico da organização e o desenvolvimento de uma visão sistêmica a respeito dele por todos os níveis de funcionários (Panegalli, 2004), em particular, os níveis central e de base da pirâmide organizacional, isto é, o tático
Examinar como a camada mais numerosa das organizações, os não gestores, está situada no processo estratégico das organizações. Em outras palavras, discutir os impactos da comunicação, entendimento da estratégia e participação dos funcionários não gestores na implementação da estratégia e no desempenho da organização.
O modelo teórico proposto abarca 10 hipóteses, como: H1 e H2. A comunicação da estratégia para os funcionários não gestores impacta positivamente a implementação da estratégia e o entendimento da estratégia. H3/H4. O entendimento da estratégia pelos funcionários não gestores impacta positivamente a implementação da estratégia e a participação desses funcionários na implementação da estratégia. H5. A participação dos funcionários não gestores impacta positivamente a implementação da estratégia. H6 e H7. A implementação da estratégia está positivamente relacionada com a efetividade da estratégia
Foi conduzida uma pesquisa quantitativa exploratória com corte transversal O questionário utilizado para a coleta de dados é composto por sete escalas e foi disponibilizado no aplicativo Google Forms por meio de e-mail e das redes sociais (Linkedin, WhatsApp e Facebook), no período compreendido entre maio a julho de 2019. Como este estudo refere-se a uma temática pouco estudada na literatura da gestão estratégica, portanto, ainda exploratória, para a análise de dados, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturadas, por meio do SmartPLS (Ringle, Wende, & Becker, 2015).
Dentre as dez hipóteses propostas, apenas uma não foi estatisticamente significativa: a comunicação da estratégia não impacta a sua implementação. Além disso, a escolaridade, enquanto variável de controle, tmabém não foi estatisticamente significativa, não impactando o entendimento da estratégia pelos funcionários não gestores.
As evidências deste estudo mostram que o entendimento dela tem um papel mediador relevante nas relações entre sua comunicação, participação dos funcionários não gestores e sua implementação. Somente comunicá-la não é suficiente e não contribui para a sua implantação. Ou seja, tem o papel nodal nas relações entre a sua comunicação, a participação dos funcionários não gestores na sua implementação e, por conseguinte, na sua efetividade e no desempenho da organização.
Dawley, D., & Munyon, T. P. (2013). Does Strategy Matter to Non-managers: An Examination of Strategic Understanding. In Academy of Management Proceedings (Vol. 2013, No. 1, p. 10257). Briarcliff Manor, NY 10510: Academy of Management. Desmidt, S., & George, B. (2016). Do we see eye to eye? The relationship between internal communication and between-group strategic consensus: A case analysis. Management Communication Quarterly, 30(1), 84-102. Wooldridge, B., & Floyd, S. W. (1990). The strategy process, middle management involvement, and organizational performance. Strategic management journal,