Resumo

Título do Artigo

Motivações para uso do Instagram: uma adaptação e validação da escala de Sheldon e Bryant ao contexto brasileiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Instagram
Validação de escala
Adaptação transcultural

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Teorização e Metodologias para Pesquisa em SI

Autores

Nome
1 - Mikaela Daiane Prestes Floriano
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - ANDRESSA HENNIG SILVA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

O uso das redes sociais suscita em novas oportunidades de conversação e compartilhamento de informação, sendo o Instagram a rede social com maior crescimento de novas contas ativas. Mesmo com o seu acentuado crescimento, tem-se a carência de pesquisas que visam identificar as motivações para sua popularização, fator que pode ser decorrente da falta de instrumentos de coleta de dados. Nesse sentido, Sheldon e Bryant (2016) desenvolveram um instrumento capaz de mensurar as motivações de uso do Instagram.
No Brasil, não foram verificadas pesquisas que visam o desenvolvimento de instrumentos de mensuração dos fatores influenciadores específicos da rede social Instagram, mesmo se considerado o expressivo número de usuários desta plataforma no país, e a pertinência e a importância desta temática em âmbito gerencial, psicossocial e acadêmico. Com base nisso, este estudo possui como objetivo validar, a partir da tradução e da adaptação transcultural, a Escala de Motivações para uso do Instagram, desenvolvida por Sheldon e Bryant (2016), para o contexto brasileiro.
Nesta seção, apresenta-se o referencial teórico abordando os conceitos utilizados na presente pesquisa. São discutidos o papel das redes sociais na vida cotidiana de seus usuários, as especificidades da rede social Instagram e, por fim, as razões para seu uso, em que se expõem a escala a ser traduzida e adaptada por este estudo. Tais abordagens baseiam-se nas investigações de (Whiting e Williams (2013), Mäntymäki e Islam (2014), Utz, Muscanell e Khalid (2015), Mäntymäki e Islam (2016), Sheldon e Bryant (2016), Sheldon et al. (2017), Huang e Su (2018) e Roldão (2018).
Para a realização da pesquisa, empregou-se a metodologia de adaptação transcultural sugerida por Beaton et al. (2000), estruturada a partir das etapas de tradução, síntese, retradução, avaliação por um comitê de especialistas, pré-teste de equivalência e avaliação pelo comitê desenvolvedor do instrumento. Do mesmo modo, para a validação estatística da escala, realizou-se uma pesquisa online com 317 usuários do Instagram, utilizando a versão final do questionário traduzido. Para análise da validade do instrumento, foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE).
Após o cumprimento dos seis estágios prescritos por Beaton et al. (2006) e realização de todas as alterações necessárias, desenvolveu-se a versão final da escala. Obteve-se sustentação estatística para a validação do instrumento, sendo necessária somente uma rodada de testes para que se encontrasse os índices satisfatórios e para que as variáveis se adequassem a AFE. As 20 variáveis que compõem o instrumento resultaram na formação de cinco fatores: documentação, vigilância, popularidade, relacionamento interpessoal e criatividade.
Isso posto, considera-se que o objetivo deste estudo foi alcançado. Concernente a estrutura dos fatores extraídos, salienta-se a integridade do fator Documentação tal qual a versão original do instrumento, sendo as principais diferenças entre a escala original e a versão adaptada ao contexto brasileiro, a variação de mensuração das questões, a realocação de variáveis nos fatores e a apresentação de uma nova dimensão, denominada, por este estudo, como Relacionamento Interpessoal.
BEATON, D. E. et al. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, v. 25, n. 24, p. 3186-3191, 2000. HAIR, J. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Bookman, 2005. HAIR, J. F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman, 2009. SHELDON, P.; BRYANT, K.. Instagram: Motives for its use and relationship to narcissism and contextual age. Computers in human Behavior, v. 58, p. 89-97, 2016.