Resumo

Título do Artigo

UNIVERSIDADE E DECOLONIALIDADE: INSIGTS DE UMA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Epistemologias do Sul
Cooperação Internacional Solidária
Colonialidade do Saber

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Fabiana Pinto de Almeida Bizarria
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB) - e FACULDADE LUCIANO FEIJÃO
2 - monica mota tassigny
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UNIFOR)
3 - Flávia Lorenne Sampaio Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - campus Floriano
4 - ANTONIA MÁRCIA RODRIGUES SOUSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - CAMPUS PANTANAL

Reumo

Educação Superior, Universidade, Sociedade, são temas de variadas discussões no Campo da Educação, particularmente associadas à ideia de reformas universitárias e mercantilização do ensino (ALMEIDA FILHO, 2007; MARTINS, 2012). Nos últimos anos, os debates vão além desses pontos, pois questionam a própria função social da Universidade (MORITZ et al., 2011), inclusive quando novas modalidades de obter conhecimento (mais rápidas, ou onerosas, mais virtualizadas, e direcionadas) ensejam estímulo ao abandono (BIZARRIA; TASSIGNY; FREIRE, 2017).
A pesquisa centra esforços na experiência de uma Universidade Federal Brasileira, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), locus dessa pesquisa, tendo como objetivo geral, caracterizar a Instituição, como um Projeto Inovador, em decorrência de sua perspectiva epistemológica no campo da decolonialidade epistêmica, considerando seus documentários institucionais.
O projeto Epistemologias do Sul representa um conjunto de proposições articuladas ao enfrentamento da colonialidade, na proposta de um método, as sociologias transgressivas (ausências e emergências), que expandem simbolicamente conhecimentos e práticas e constituem futuros com suporte em opções reais (ESCOBAR, 2016). O Projeto reflete um pensamento pós-colonialista e, por isso, sua condução precisa cultivar uma imaginação sociológica “decolonial” (SAVRANSKY, 2017).
Com suporte na linguagem observacional em vídeo a pesquisa analisa quatro vídeos-documentários autônomos, disponibilizados no mês de novembro de 2016 no site Youtube e um vídeo institucional não disponibilizado na internet quatro vídeos-documentários autônomos, produzido por docentes e discentes da Unilab, em relação com o Grupo de Trabalho Educação, Artes e Interdisciplinaridades - EARTI e o projeto de extensão universitária AFRODITA: a arte da educação e a formação de arte-educadores interculturais, ambos da instituição e um vídeo institucional não disponível na internet.
As categorias empíricas, definidas com auxílio do Atlas Ti, são: Novidade, Colonialidade, Epistemologia, Integração, Cooperação e Língua. E, do esquema gráfico das suas relações, a ‘Novidade’ mostra-se articulada tanto à perspectiva da ‘Igualdade e da Diferença’, que se manifestam da discussão da Epistemologia e da Colonialidade, como expressa conteúdo específico da ‘Missão Institucional’, como a afirmação da Língua portuguesa, a Integração e a Cooperação.
Os documentários demostram consensos em relação à caracterização da Unilab como um Projeto Inovador. Com esses dados, define-se que essa inovação é anunciada em decorrência de sua perspectiva epistemológica em associação à emergência de debates teórico-políticos que evidenciam a necessidade de se considerar a “decolonialidade” epistêmica na constituição de possibilidades acadêmico-formativas integradoras da diversidade cultural em respeito à pluralidade de saberes.
SANTOS, B. de S. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleção questões da nossa época). SANTOS, B. de S.; MENESES, M. P. Introdução. In: SANTOS, B.de S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009. BIZARRIA, F. P. A. Da Razão Substantiva à Razão Substantiva Cosmopolita: ensaiando novas possibilidades. Organizações & Sociedade, 2019 (no prelo). MIGNOLO, W. Desafios decoloniais de hoje. Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.