Resumo

Título do Artigo

QUAL É O VALOR DA EMPRESA? O CASO MAGAZINE LUIZA
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Palavras Chave

Fluxo de Caixa Descontado;
Avaliação Relativa (Múltiplos);
Magazine Luiza

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Kelly Aparecida Silva Jacques
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
2 - VIVIAN DUARTE COUTO FERNANDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios
3 - Lisia de Melo Queiroz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACULDADE DE CIENCIAS CONTABEIS (FACIC)
4 - Moisés Ferreira da Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econimicas

Reumo

Em Nov/1957 o casal Luiza Trajano e Pelegrino Donato adquire “A Cristaleira”, uma loja de departamentos de 500 m², em Franca-SP. Nestes 60 anos transformou-se em Magazine Luiza (MGL), um ícone do varejo nacional, estando em 16 estados do Brasil. Em 2011 abriu seu capital na bolsa de valores brasileira e de lá para cá houve uma exponencial valorização de suas ações. A empresa MGL despertou o interesse da Alpha Varejo que fez uma oferta de compra da empresa. Luiza, a presidente da empresa, ficou pensativa e resolveu chamar uma empresa de consultoria, especialista em Valuation, para ajudá-la.
Espera-se: a) promover a análise de problemas, propor e indagar decisões em relação à Valuation; b) estimular a reflexão entre a teoria que sustenta os propósitos de avaliação e a forma como ela deve ser desenvolvida e aplicada; c) ampliar a capacidade de relacionar os pressupostos teóricos de valuation e a sua adequação à realidade. Sob o ponto de vista comportamental, permite que alunos e docente utilizem deste instrumento para propor diálogos e discussões saudáveis de modo que haja respeito mútuo às opiniões e ideias divergentes, permitindo a exposição de diversos pontos de vista.
Os dados apresentados foram obtidos a partir de dados disponibilizados pela página de relação com investidores da empresa MGL e pelo site da B3. Estes dados compreendem as informações financeiras, fatos relevantes e notas explicativas, sendo, portanto, dados reais. Podem ser usados os dados contidos na base de dados do prof. Damodaran para a realização do Valuation pelas duas metodologias. Destaca-se que os dados são reais, porém em contrapartida, considera-se como situação hipotética a existência da empresa Alpha Varejo e sua proposta de aquisição da empresa Magazine Luiza.
Estimar o valor da empresa pelos métodos do Fluxo de Caixa Descontado e Avaliação Relativa é uma tarefa complexa, e pode ser considerado como um processo importante para tomada de decisão, principalmente para o acionista da empresa. No uso dos métodos reside a necessidade de escolhas de premissas adequadas que melhor refletem a realidade da empresa. Para a realização da atividade sugere-se que o caso em questão seja aplicado a alunos de graduação ou pós-graduação em Administração ou Ciências Contábeis em disciplinas voltadas para análise de viabilidade financeira de empresas e valuation.
ASSAF NETO, A. Contribuições ao estudo da avaliação de empresas no Brasil – uma aplicação prática. 2003. Tese Livre docência – FEA, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003. COPELAND, T.; KOLLER, T.; MURRIN, J. Avaliação de Empresas: calculando e gerenciando o valor das empresas. São Paulo: Mackon Books, 2002. FERNANDEZ, P. Valuation using multiples. How do analysts reach their conclusions? IESE Business School, University of Navarra. Version November 21, 2015. RAPAPPORT, A. Gerando valor para o acionista – um guia para administradores e investidores. São Paulo: Atlas, 2001.