Resumo

Título do Artigo

A FORMAÇÃO DO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL FACE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS DIGITAIS
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Palavras Chave

Educação 4.0
Sociedade Contemporânea
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Greicy Bainha Pacheco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Centro socioeconômico
2 - Alexandre Marino Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CSE/CAD
3 - Roberto Carlos dos Santos Pacheco
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Reumo

A revolução tecnológica poderá afetar e transformar a vida, a forma de trabalhar e o modo de se relacionar transformando o mercado de trabalho e desafiando a educação. Para se adequar aos novos desafios o ensino superior deve mudar, em direção às novas tecnologias e estar alinhado com as necessidades da sociedade contemporânea, visto que o perfil esperado do graduado hoje é completamente diferente daquele exigido há décadas atrás, sendo necessário compreender as mudanças e necessidades pertinentes a esse novo perfil profissional.
Problema de pesquisa: "Como formar um bacharel em administração com as competências exigidas para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea?" Objetivo: "Discutir se o profissional formado em administração está adequado, em suas competências e cognições, para a atuar na sociedade contemporânea."
De acordo com Ciolacu at al., (2017) a Educação 4.0 se destaca por apresentar uma abordagem mista, com novos formatos de aprendizagem, independência de localização e tempo para o aluno, individualização, globalização, aumento da motivação, transmissão de habilidades, e aprendizagem ao longo da vida. Além disso, a Educação 4.0 possui sete características fundamentais: Personalização; Gamificação; Adaptabilidade; Comunidades de Apoio; Conselhos e Apoio; Avaliação; e Análise de aprendizagem.
É imperativo refletir sobre quais as competências e habilidades necessárias para compor esse perfil profissional que está sendo formado pelas universidades atualmente, e o que pode ser modificado para atualizar os currículos dos cursos de graduação em administração. Dessa forma, para compor esse novo perfil profissional, são necessárias novas competências e alta velocidade de aprendizagem.
Juntamente com a evolução da sociedade, os requisitos para um bacharel em administração ser bem sucedido no atual contexto também foram alterados. Além disso, o modo de ensinar e de aprender também se transformou, evidenciando a necessidade de atualização da educação e do currículo do curso de administração para formar esse novo profissional.
MARIA, Meylinda; SHAHBODIN, Faaizah; PEE, Naim Che. Malaysian higher education system towards industry 4.0–Current trends overview. In: AIP Conference Proceedings. AIP Publishing, p. 020081-1, 2018. BUASUWAN, Prompilai. Rethinking Thai higher education for Thailand 4.0. Asian Education and Development Studies, v. 7, n. 2, p. 157-173, 2018. PETERS, Michael A. Technological unemployment: Educating for the fourth industrial revolution, Educational Philosophy and Theory, p. 1-6, 2016 REDDY, Leo. Envisioning Education 4.0. Industry Week, Cleveland, 2017.