Resumo

Título do Artigo

ATIVIDADES DE STRATEGIZING DO MIDDLE MANAGER MEDIADAS PELA ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DE CASO
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Palavras Chave

strategizing
middle manager.
linguagem

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia

Autores

Nome
1 - Rubens Rozsa Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis

Reumo

Com a relevância de se estudar a comunicação e a linguagem no campo da administração estratégica, se buscou a interdisciplinaridade temática para compreender como o middle manager age, considerando a linguagem, no desempenho de seus papéis de defensor, sintetizador, facilitador e implementador da estratégia, na perspectiva da estratégia como prática, com o foco no micro-organizacional, no cotidiano estratégico da organização, nas atividades dos atores organizacionais, contextualizadas, considerando as práticas em interação.
QP: Como o middle manager age, considerando a linguagem, no desempenho de seus papéis, na perspectiva da estratégia como prática? Objetivo: Compreender como o middle manager age, considerando a linguagem, no desempenho de seus papéis, na perspectiva da estratégia como prática.
Foi construído um referencial teórico abordando Estratégia como Prática, middle manager e temas relacionados à sua atuação: língua, linguagem, comunicação. Os estudos da Estratégia como Prática evoluíram, com olhar para a atuação do middle manager como ator organizacional articulador da estratégia, sua ação estratégica nas atividades e ações do cotidiano, de forma a se estabelecer uma compreensão da extensão da sua influência. Foram considerados conceitos de língua, linguagem e comunicação para diferenciá-los e compreender o principal aspecto envolvido nas atividades do middle manager.
Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso único, em uma organização de base tecnológica em que o nível intermediário foi identificado como atuante. O caso selecionado se justifica pelo tamanho da empresa, o número de MMs, e nível de autonomia da equipe. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante e não-participante e análise de documentos. A análise de resultados adotou as técnicas de análise da narrativa e pattern matching.
A adequação da linguagem se caracteriza por ações estratégicas desempenhadas pelo MM, de forma que realiza as suas atividades desempenhando os papéis definidos por Floyd e Wooldridge (1992), passando por diferentes etapas dentro de cada papel, compondo um processo contínuo, retroalimentado a partir da interação com o contexto, com as intenções e opções estratégicas.
Se encontrou indicativos que a ação do middle manager, sob a perspectiva da estratégia como prática, é mediada pela adequação da linguagem, aumentando as possibilidades de ação e interação, num processo contínuo, retroalimentado na interação com o contexto, com as intenções e opções estratégicas, não ficando restrito ao desempenho dos papeis de articulador proposto pela literatura revisada.
Bakhtin, M. (Volochínov) (1929) Marxismo e filosofia da linguagem. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1986. Floyd, S. & Wooldridge, B. (2000). Building strategy from the middle: Reconceptualizing strategy process. London: Sage. Golsorkhi, D., et al. (2015). Cambridge Handbook of Strategy as Practice. Cambridge: Cambridge University Press. Saussure, F. & Baskin, W. (2011). Course in General Linguistics [1916]. New York, NY: Columbia University Press.