Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE ÉTICA E COMPLIANCE NA PERCEPÇÃO DA CULTURA DE ÉTICA
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Palavras Chave

Programa de Compliance
Ética Empresarial
Cultura Ética

Área

Finanças

Tema

Governança, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Maria Luiza dos Santos Romão
UNIFBV-Wyden - Imbiribeira

Reumo

A dimensão ética nas organizações tem se tornado uma das principais preocupações e para se adequar às necessidades do mercado, às exigências legais e às mudanças do comportamento, as empresas têm buscado estruturar programas de ética e compliance. Nesse sentido, segundo Kaptein (2008) o principal objetivo de um programa de ética e compliance é desenvolver a cultura de ética nas organizações. Visando aperfeiçoar a estruturação de programas de compliance, o presente trabalho buscará estudar como a percepção da cultura de ética é alavancada a partir da implantação de um programa de compliance.
O problema de pesquisa a ser abordado é: em que medida a percepção da cultura de ética é alavancada a partir da implantação de um programa de ética e compliance? Ao final do estudo, buscar-se-á comparar a percepção da cultura de ética dos empregados de empresas que não possuem programas de ética e compliance com a percepção da cultura de ética de empregados de empresas que possuem programas de ética e compliance implementados.
De acordo com Martinelli et al. (2010), ética organizacional diz respeito a um conjunto de princípios que orientam o comportamento dos profissionais. Nesse sentido, um importante elemento na discussão da ética organizacional é a cultura de ética (DeBode et al., 2013). Os programas de ética e compliance constituem investimento que é feito em pessoas, processos e conscientização para que os profissionais ajam focando na ética (ABBI, 2009) e são projetados para criar uma cultura ética nas organizações (GREENBERG, 2002).
O método dessa pesquisa é quantitativo e sua natureza é exploratória e descritiva.Para essa pesquisa a regressão logística foi utilizada para analisar em que medida a variável dependente percepção da cultura de ética é alavancada a partir da implantação da variável independente programas de ética e compliance. Os resultados também foram avaliados pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney, com o intuito de verificar possíveis diferenças entre ambos os grupos estudados (profissionais que trabalham em organizações que possuem e que não possuem os programas de compliance).
O primeiro modelo de regressão logística demonstrou que quando o professional afirma possuir programa de compliance implementado na sua empresa, as chances de ele perceber a cultura de ética crescem 5,044 vezes. O segundo modelo de regressão logística demonstrou que nas empresas que não possuem programas de compliance, as chances de se afirmar que o profissional percebe a cultura de ética diminuem em 80,2%. O teste de Mann Whitey, por fim, demontrou que ao comparar-se a percepção de existência de uma cultura de ética, ela é maior em empresas que possuam programas de compliance implantados.
O resultado final da pesquisa apresentou que há relações significativas entre a existência de programas de compliance nas organizações e o aumento de chances da percepção da cultura de ética dos empregados, foi possível identificar ainda que a ausência de programas de ética e compliance diminuem significativamente as chances de percepção da cultura de ética dos profissionais e, por fim, constatou-se que a percepção de existência de uma cultura de ética é maior em empresas que possuam programas de ética e compliance implantados.
DeBODE, J.D; ARMENAKIS, A.A.; FEILD, H.S.; WALKER, A.G. Assessing Ethical Organizational Culture: Refinement of a Scale. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 49, n. 4, p. 460-484, 2013. KAPTEIN, M. Developing and testing a measure for the ethical culture of organizations: The corporate ethical virtues model. Journal of Organizational Behavior, v. 29, p. 923-947, 2008.