Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS IMPACTOS DOS INDICADORES NO GERENCIAMENTO DE ROTINA: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR LOGÍSTICO
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Palavras Chave

KPIs
Gestão
Logística

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Marina Carniel
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Concórdia/SC
2 - Juliane De Marco
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Concórdia
3 - FERNANDO MACIEL RAMOS
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Unisinos

Reumo

Indubitavelmente, os indicadores são relevantes no aperfeiçoamento contínuo dos processos, sendo eles passíveis de serem utilizados em diferentes contextos organizacionais e setores, bem como aplicados de diversas formas e áreas de uma organização (CALLADO, 2016; FERNANDES, 2004). Todos os setores (produção, administrativo, estratégica, recursos humanos, etc.) de uma empresa podem possuir indicadores, sem limitações, ficando a critério de cada empresa e/ou setor (FERNANDES, 2004). Assim, este estudo centra-se na utilização de indicadores de desempenho na atividade empresarial de logística.
Este artigo tem como questão de pesquisa: “Como os gestores e colaboradores percebem a influência da utilização dos indicadores no gerenciamento das rotinas internas no setor logístico”? E, consequentemente, traçou-se como objetivo de o estudo analisar a percepção de gestores e colaboradores de uma empresa do setor de logística acerca da utilização dos indicadores de desempenho no gerenciamento de rotinas.
Indicadores-chaves de desempenho (KPI) são ferramentas que auxiliam na gestão de qualquer atividade e/ou empresa. Por meio deles é possível acompanhar o andamento dos processos de maneira simplificada, evitando perder-se em meio a tantos documentos, e, consequentemente, permitindo que as informações estejam sempre atualizadas para o processo de tomada de decisão (TOOR; OGUNLANA, 2009). Estudos anteriores já avaliaram a utilização de indicadores em diferentes contextos organizacionais, no entanto no setor logístico ainda carece de atenção da academia.
Trata-se de um estudo de caso, realizado no ano de 2018. A empresa em estudo está localizada na região Oeste de Santa Catarina e atua no mercado há quase 12 anos, classifica-se como uma organização de grande porte, com um faturamento anual de aproximadamente 288 milhões de Reais. De acordo com a Revista Amanhã (2016), está classificada entre as 500 maiores empresas do Sul do Brasil, tendo como principais clientes as empresas Ambev, Petrobras, Raízen, Fibria e Mercosul Line. Como estratégia de coleta de dados foram analisados documentos e realizadas entrevistas com colaboradores e gestores.
Após coletar as informações, realizaram-se as interpretações dos dados, onde pode-se concluir que o Gerenciamento diário da Rotina de Trabalho proporciona para as empresas melhor organização e controle de seus processos, contribuindo nas análises dos resultados e tomada de decisões. A ferramenta, por sua vez, mostrou ser importante para a Direção verificar os resultados da Companhia, para os Gestores nas análises dos resultados, monitoramento das metas estabelecidas e acompanhamento do desempenho de sua equipe. Os resultados imprimem elementos positivos e negativos dos KPIs no momento atual.
Indubitavelmente, percebeu-se que a organização adotou o KPI e o mesmo auxilia todos no cotidiano, no que diz respeito a controle de suas atividades e também para identificar falhas no percurso, possibilitando para os colaboradores solucionar contratempos que surgiram no percurso, que podem causar transtornos para o processo e prejudicar de alguma forma o resultado final do trabalho.
CALLADO, A.A.C. Relações entre o número de indicadores de desempenho utilizados e fatores contingenciais: evidências do contexto de uma cadeia agroalimentar de suprimentos. Revista Contabilidade Vista e Revista, v. 27, n. 2, p. 48–63, 2016. GUERREIRO, R.; PEREIRA, C. A.; FREZATTI, F. Aplicação do modelo de burns e scapens para avaliação do processo de institucionalização da contabilidade gerencial. Organizações & Sociedade, v. 15, n. 44, p. 45–62, 2008.