aplicativos móveis de produtividade
perspectiva de valor
intenção de continuidade
Área
Tecnologia da Informação
Tema
Inovações em TIC e Negócios Digitais
Autores
Nome
1 - Letícia Yoshimi Tanaka Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco
2 - Luis Hernan Contreras Pinochet Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco
3 - Evandro Luiz Lopes UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - MARCIA CARVALHO DE AZEVEDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco
Reumo
Os dispositivos móveis promovem não só entretenimento, como também produtividade por meio de aplicativos móveis que executam tarefas para os usuários. Entender o valor do produto ou serviço da perspectiva dos usuários é reconhecida como uma estratégia bem-sucedida e é com frequência ligada à performance de negócio. Observa-se, que a contribuição do estudo pode ser tanto gerencial para as empresas e desenvolvedores de aplicativos, como também social, econômica e cultural, para a sociedade de um modo geral, visto a importância da produtividade e o uso cada vez mais frequente da tecnologia.
O presente estudo é relevante para fornecer um entendimento de quais variáveis devem ser observadas e trabalhadas pelos desenvolvedores, assim como entender o comportamento do usuário tendo em vista a interação entre as características utilitárias e hedônicas nos aplicativos móveis e a predição do comportamento do consumidor. O artigo tem como objetivo entender o papel das perspectivas de valor do usuário (utilidade percebida e prazer percebido) na intenção de continuidade de uso em aplicativos móveis de produtividade.
Os conceitos fundamentais deste estudo, são eles: perspectivas de valor do consumidor, e valor hedônico versus valor utilitário. Para a construção do modelo teórico, utilizou-se o modelo de de Continuidade Pós-Aceitação de Sistemas da Informação (SI). Foram aproveitados os construtos: Satisfação, Hábito, Utilidade Percebida, Prazer Percebido, Confirmação e Intenção de Continuidade. Em conjunto com este modelo, foi empregado também o construto Confirmação, a partir do modelo de Expectativa-Confirmação (ECM).
A abordagem desta pesquisa foi quantitativa, utilizando um survey, obtendo-se ao todo 320 observações válidas. O perfil dos respondentes foi analisado de forma descritiva (informações sobre sexo, idade, renda familiar, exercício de atividade profissional e nível educacional); a análise intergrupal da média de grau de utilidade para as categorias Saúde e Bem-Estar, Organização Pessoal, Finanças, Acadêmica e Profissional. Por fim, utilizou-se a modelagem de equações estruturais para mensuração do modelo.
Verificou-se que há percepção de performance e utilidade positiva, que aumenta a tendência de utilizar o sistema frequentemente, refletindo-se em hábito. O prazer percebido é um elemento crítico nas decisões dos consumidores, pois os aplicativos de produtividade exigem esforço e demandam tempo do usuário e o consumo hedônico não traz consigo o sentido negativo de trabalho árduo e difícil de ser realizado.
Compreendeu-se que, em apps de produtividade, a característica hedônica deve ser observada com atenção, e que este tipo de app apresenta maior identificação com características de utilidade percebida e confirmação de expectativas, pela sua própria natureza. Ao identificar os principais benefícios do uso de apps de produtividade na literatura e observar dentro do alinhamento com o modelo proposto, foram identificadas a facilidade que os aplicativos de produtividade provêm, e dentre as dificuldades a necessidade de disciplina e tempo necessário para imputar informações no sistema.
Bhattacherjee, A. (2001). Understanding information systems continuance: an expectation confirmation model. MIS Quarterly, vol. 25, n. 3, p. 351–370.
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