Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA PERSPECTIVA DE VALOR NA INTENÇÃO DE CONTINUIDADE DE USO EM APPS MÓVEIS DE PRODUTIVIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

aplicativos móveis de produtividade
perspectiva de valor
intenção de continuidade

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Letícia Yoshimi Tanaka
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco
2 - Luis Hernan Contreras Pinochet
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco
3 - Evandro Luiz Lopes
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - MARCIA CARVALHO DE AZEVEDO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco

Reumo

Os dispositivos móveis promovem não só entretenimento, como também produtividade por meio de aplicativos móveis que executam tarefas para os usuários. Entender o valor do produto ou serviço da perspectiva dos usuários é reconhecida como uma estratégia bem-sucedida e é com frequência ligada à performance de negócio. Observa-se, que a contribuição do estudo pode ser tanto gerencial para as empresas e desenvolvedores de aplicativos, como também social, econômica e cultural, para a sociedade de um modo geral, visto a importância da produtividade e o uso cada vez mais frequente da tecnologia.
O presente estudo é relevante para fornecer um entendimento de quais variáveis devem ser observadas e trabalhadas pelos desenvolvedores, assim como entender o comportamento do usuário tendo em vista a interação entre as características utilitárias e hedônicas nos aplicativos móveis e a predição do comportamento do consumidor. O artigo tem como objetivo entender o papel das perspectivas de valor do usuário (utilidade percebida e prazer percebido) na intenção de continuidade de uso em aplicativos móveis de produtividade.
Os conceitos fundamentais deste estudo, são eles: perspectivas de valor do consumidor, e valor hedônico versus valor utilitário. Para a construção do modelo teórico, utilizou-se o modelo de de Continuidade Pós-Aceitação de Sistemas da Informação (SI). Foram aproveitados os construtos: Satisfação, Hábito, Utilidade Percebida, Prazer Percebido, Confirmação e Intenção de Continuidade. Em conjunto com este modelo, foi empregado também o construto Confirmação, a partir do modelo de Expectativa-Confirmação (ECM).
A abordagem desta pesquisa foi quantitativa, utilizando um survey, obtendo-se ao todo 320 observações válidas. O perfil dos respondentes foi analisado de forma descritiva (informações sobre sexo, idade, renda familiar, exercício de atividade profissional e nível educacional); a análise intergrupal da média de grau de utilidade para as categorias Saúde e Bem-Estar, Organização Pessoal, Finanças, Acadêmica e Profissional. Por fim, utilizou-se a modelagem de equações estruturais para mensuração do modelo.
Verificou-se que há percepção de performance e utilidade positiva, que aumenta a tendência de utilizar o sistema frequentemente, refletindo-se em hábito. O prazer percebido é um elemento crítico nas decisões dos consumidores, pois os aplicativos de produtividade exigem esforço e demandam tempo do usuário e o consumo hedônico não traz consigo o sentido negativo de trabalho árduo e difícil de ser realizado.
Compreendeu-se que, em apps de produtividade, a característica hedônica deve ser observada com atenção, e que este tipo de app apresenta maior identificação com características de utilidade percebida e confirmação de expectativas, pela sua própria natureza. Ao identificar os principais benefícios do uso de apps de produtividade na literatura e observar dentro do alinhamento com o modelo proposto, foram identificadas a facilidade que os aplicativos de produtividade provêm, e dentre as dificuldades a necessidade de disciplina e tempo necessário para imputar informações no sistema.
Bhattacherjee, A. (2001). Understanding information systems continuance: an expectation confirmation model. MIS Quarterly, vol. 25, n. 3, p. 351–370. Hsiao, C.-H., Chang, J.-J., & Tang, K.-Y. (2016). Exploring the influential factors in continuance usage of mobile social Apps: Satisfaction, habit, and customer value perspectives. Telematics and Informatics, vol. 33, n. 2, p. 342–355. Hsu, C.-L., & Lin, J. C.-C. (2016). Effect of perceived value and social influences on mobile app stickiness and in-app purchase intention. Technological Forecasting and Social Change, vol. 108, p. 42–53.