Resumo

Título do Artigo

OS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE MENSURAR O DESEMPENHO DA GESTÃO PÚBLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mensuração de desempenho
Desempenho na gestão pública
Nova Governança pública

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - CLÁUDIA LUCIANA TOLENTINO SANTOS CLÁUDIA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Face
2 - Ricardo Corrêa Gomes
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Departamento de Gestão Pública

Reumo

A Nova Governança Pública (NPG) traz à discussão a lógica do cidadão como co-produtor do serviço público; as políticas voltadas à satisfação do cliente com foco em resultados e eficiência interorganizacionais. Buscar os melhores modelos de gestão, de forma a obter o melhor desempenho e consequente efetividade, passou a ser foco dos pesquisadores da área pública. Entretanto, percebe-se que é complexo mensurar o desempenho e a efetividade da gestão pública, tendo em vista que se deve avaliar o impacto e a transformação que uma determinada ação ou política gerou para o ambiente e a sociedade.
O presente trabalho propõe o seguinte questionamento: Como tem evoluído os estudos sobre mensuração do desempenho na Gestão Pública? Diante do exposto, esta bibliometria teve por objetivo identificar como têm evoluído as pesquisas sobre mensuração do desempenho na gestão pública, no período de 2008 a 2017, por meio do mapeamento das publicações internacionais dos últimos 10 anos.
A Nova Governança Pública traz à discussão no âmbito da administração pública, a lógica de cidadãos como coprodutores do serviço público; das política voltadas à satisfação do cliente; e do desenvolvimento de redes colaborativas como nova forma de gestão, com foco em resultados e eficiência interorganizacionais. Assim, mensurar e gerenciar o desempenho torna-se fundamental na medida em que informações importantes são geradas para nortear a tomada de decisão dos gestores (Osborne, 2006). E, embora o desempenho seja pesquisado a cerca de 30 anos, não há um modelo prescritivo.
Visando identificar os estudos internacionais relacionados ao desempenho na gestão pública, no período de 2008 a 2017, foi utilizada a bibliometria. Para a seleção dos artigos, foi utilizada a plataforma de periódicos Capes e a metodologia Methodi Ordinatio para classificação dos 40 artigos selecionados.
Os resultados coligidos revelaram que 40% dos estudos se concentraram nos últimos 3 anos, o que demonstra a importância e relevância do tema na atualidade; o principal periódico de publicação foi a “Public Administration”; e os estudos são dispersos, buscando estudar unidades ou organizações específicas ou, ainda, avaliando o desempenho por meio de indicadores e modelos específicos, não gerando publicações sistemáticas por parte dos autores.
a presente pesquisa traz contribuição para a prática ao evidenciar como tem evoluído as pesquisas sobre mensuração do desempenho na gestão pública de forma a subsidiar os pesquisadores sobre as tendências de pesquisa sobre o tema. E, embora o desempenho na gestão pública tenha sido estudado nos últimos 30 anos e que um interesse recente tenha sido desvelado, dada a concentração de estudos nos últimos três anos, não há ainda um modelo unificado ou um critério universal capaz de medir o desempenho ou que estabeleça as teorias necessárias para este fim.
Franco-Santos, M., Kennerley, M., Micheli, P., Martinez, V., Mason, S., Marr, B., . . . Neely, A. (2007). Towards a definition of a business performance measurement system. International Journal of Operations & Production Management, 27(8), 784-801. Orborne, S. (2006) P. The New Public Governance. Public Management Review. Vol. 8 pp 377 – 387.