Resumo

Título do Artigo

Qualificação e Comprometimento Organizacional: um estudo com os Servidores Técnico-Administrativos de uma Instituição de Ensino Superior
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Palavras Chave

Comprometimento Organizacional
Qualificação
Servidores Técnico-Administrativos

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Rafaela Simoes Egito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA
2 - Mônica Mª Barbosa Gueiros
-

Reumo

Visando entender como essas mudanças e avanços da administração pública causam impacto no comportamento dos servidores e em seu comprometimento com uma organização pública, o presente artigo analisou a influência da qualificação oferecida pela instituição estudada no comprometimento dos servidores técnico-administrativos.Percebe-se que a instituição estudada tem investido em ações de qualificação, nos quais se destacam: a reserva de vagas em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu para servidores; ajuda de custo para realização de cursos de graduação, entre outras.
Reforça-se a importância de se compreender o comprometimento das pessoas na instituição pública para que possam ser desenvolvidas práticas de recursos humanos que retenham os funcionários na organização, garantam uma melhor eficiência e produtividade, assim como revelem as aspirações, desejos e necessidades dos indivíduos. Assim, espera-se neste estudo conhecer se de fato a qualificação dos servidores técnico-administrativos influencia no comprometimento organizacional desses servidores na instituição pesquisada, sendo este o objetivo do estudo.
Esta seção tem por objetivo realizar uma breve revisão teórica sobre os principais conceitos do tema proposto. Primeiramente, foi abordada uma revisão conceitual sobre o Comprometimento Organizacional, Modelo Tridimensional de Meyer e Allen e os Antecedentes do Comprometimento Organizacional. Posteriormente, o estudo focou sobre a necessidade da qualificação no setor público e o conhecimento como elemento para desenvolver competências no setor público.
Neste estudo, para analisar em que medida a qualificação oferecida pela UFRPE aos servidores técnico-administrativos influenciou no comprometimento organização deles com a instituição foram utilizadas a abordagem quantitativa e qualitativa. Realizou-se uma preparação ao trabalho de campo composta de duas etapas. Na primeira etapa, para identificar os servidores técnico-administrativos com elevado índice de comprometimento organizacional, utilizou-se um questionário estruturado utilizando o modelo de Meyer e Allen (1997) e Medeiros (2003). Na segunda etapa, uma entrevista semi-estruturada.
Em síntese, sobre a influência da qualificação oferecida aos servidores técnico-administrativos da UFRPE sobre o comprometimento, os achados, em sua maioria, demonstraram que aumentou o comprometimento deles após a qualificação. Através dos relatos, percebe-se que a aplicabilidade do aprendizado na prática, a pretensão de fazer concurso na UFRPE para outro cargo e por a qualificação ajudar a participar de outras atividades foram as respostas com maior número de frequências. Sendo importante também frisar que existiram relatos sobre a não influência da qualificação no comprometimento.
Ações de treinamento e qualificação aumentam o envolvimento do trabalhador com a organização, por fomentar o sentimento de ajuste entre expectativas e realidade (BASTOS e LIRA, 1997). Como limitação, vale ressaltar a divergência e falta de dados disponibilizados pela Instituição quanto ao número dos servidores técnico-administrativos qualificados no período pesquisado, o que dificultou a análise. Além da ausência de outras pesquisas com a junção dos temas qualificação e comprometimento organizacional.
ANDRADE, G. L. Comprometimento organizacional: um estudo com os servidores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior. 2015. 123 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife. MEDEIROS, C. A. F. Comprometimento organizacional: um estudo de suas relações com características organizacionais e desempenho nas empresas hoteleiras. 2003. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de São Paulo, São Paulo. Entre outros.