Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA, INOVAÇÃO E DESEMPENHO NA INDÚSTRIA EXPORTADORA MOVELEIRA
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Palavras Chave

Orientação Empreendedora
Inovação
Setor moveleiro

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Kelly Katiuca Patel
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó-SC
2 - Givanildo SIlva
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó
4 - Cleunice Zanella
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECÓ) - Chapecó

Reumo

Empresas que buscam engajar-se ao sucesso corporativo, tendem a perseguir uma orientação empreendedora evidenciada em suas práticas organizacionais, avaliando o empreendedorismo como algo que vai além de uma atividade única e criacionista, passando a ser apreciada como uma postura estratégica que apresenta padrões de comportamento recorrentes que são refletidos à todos os níveis organizacionais, com efeito direto em estratégia e prática gerencial (COVIN; SLEVIN, 1991; DESS; LUMPKIN, 2005).
Analisar os fatores determinantes para a presença da orientação empreendedora, sendo realizado na indústria exportadora moveleira de Santa Catarina. Para responder a pergunta de pesquisa: Quais os fatores determinantes para a presença da orientação empreendedora na indústria exportadora moveleira de Santa Catarina?
A postura sobre o empreendedorismo, considera os processos contínuos da empresa e sua cultura de tal modo que relaciona a atitude estratégica com a disposição de uma empresa em trabalhar com riscos, assim como sua tendência em agir de forma aguerrida e proativa em relação ao mercado, construindo confiança na inovação frequente de produtos e serviços (COVIN; SLEVIN, 1991; DESS; LUMPKIN, 2005). Logo, orientação empreendedora é determinante para seu desempenho, gerando resultados superiores em relação a concorrência e sendo decisiva para a renovação organizacional e pioneirismo (MILLER, 1983).
Esta pesquisa é qualificada como pesquisa quantitativa e descritiva. Utilizando para levantamento de dados a técnica survey, através de questionários de escala Likert cinco pontos, revisado e direcionado em pré-teste para dois gestores de empresas da amostra para compilar o entendimento das questões. Foram conferidas análises fatoriais, comunalidades e confiabilidade a cada constructo, assim como cálculo de desvio padrão e variância de todas as variáveis e regressões lineares múltiplas com uma variável dependente para métrica e variáveis independentes pelo método em etapas das variáveis.
Os resultados encontrados nesta pesquisa, identificam os fatores que determinam a presença da OE na amostra, representadas por atividades relativas a P&D na capacidade de desenvolvimento de ideias, criatividade, geração de novas linhas de produtos, atividades relativas à produção na otimização produtiva e preocupação com a qualidade dos produtos, e atividades relativas a marketing na criação de novas ações, iniciativas e técnicas introduzidas no mercado. Resultando em uma postura ousada, agressiva e proativa ao mercado, que evidencia aumento em vendas e retorno sobre o investimento.
As análises realizadas consideram o desempenho das funções empresariais e sua contribuição para que a orientação empreendedora passe a existir e exercer seu papel na procura por uma vantagem competitiva. Estes aspectos avaliados sobre as indústrias moveleiras catarinenses demonstraram concordância com a literatura, evidenciando a influência da orientação empreendedora sobre a postura da organização diante do mercado, bem como a influência intraempreendedora dos três setores avaliados para que esta aconteça.
COVIN, Jeffrey G.; SLEVIN, Dennis P. A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 16, n. 1., p. 7-26, 1991. DESS, Gregory G.; LUMPKIN, Tom G. The role of entrepreneurial orientation in stimulating effective corporate entrepreneurship. Academy of Management Perspectives, v. 19, n. 1, p. 147-156, 2005. MILLER, D. The Correlates of Entrepreneurship in Three Types of Firms. Management Science, v. 29, n. 7, p. 770–791, 1983.