Resumo

Título do Artigo

A DIFUSÃO DA MÍDIA POPULAR DE NEGÓCIOS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA: O ESTADO-DA-ARTE DA LITERATURA POP-MANAGEMENT
Abrir Arquivo

Palavras Chave

mídia popular de negócios
literatura pop-management
estado da arte

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Mariana Rodrigues Lavinas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Pampulha
2 - Cristiana Trindade Ituassu
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas

Reumo

O Pop-management é um segmento da indústria editorial que consiste na publicação de livros, jornais e revistas com linguagem simples e narrativa pasteurizada, que difunde feitos grandiosos de gerentes-heróis e receitas rápidas para o sucesso. Ele dissemina a cultura do management e ajuda profissionais com soluções rápidas para demandas do mundo corporativo. Apesar de uma literatura próspera e aparentemente útil, é apontada com fonte de vários problemas: desestimula a reflexão, padroniza comportamentos, isola os indivíduos e coloniza mentes. Por isso merece ser investigada.
Assume-se como objetivo apresentar um panorama das publicações científicas que retratam o pop-management em periódicos brasileiros e internacionais dos últimos dez anos. Isso facilitará pesquisas posteriores e deve contribuir para que se conheça melhor este fenômeno contemporâneo. Seguindo preceitos da revisão sistemática de literatura, o estudo se mostra como um recurso importante diante do crescimento acelerado da informação científica, ajudando a sintetizar as evidências disponíveis na produção acadêmica sobre o assunto e facilitando o cotidiano de trabalho de profissionais e pesquisadores.
A literatura pop-management tem origens da chamada cultura do management, que consiste num imaginário importado junto a tecnologias gerenciais que invadiram o tecido social. A mídia massifica essas ideias e valores administrativos para além da empresa, numa dinâmica que gerou esse gênero literário, caracterizado por difundir regras de conduta e receitas fáceis para os problemas do cotidiano do executivo, trazendo a sensação de segurança e controle. Ela é acusada de tornar os leitores dependentes e pouco críticos, ao simplificar contradições e demandas complexas do mundo contemporâneo.
A metodologia se baseou em preceitos da revisão sistemática de literatura, ao procurar ser metódica e explícita, seguindo critérios claramente definidos para a inclusão e exclusão dos vinte e sete textos que formaram o corpus da pesquisa, assim como o período definido para a busca e as bases de dados utilizadas. Em seguida recorreu-se à análise de conteúdo, que envolveu as categorias: (a) posicionamento do artigo sobre o fenômeno; (b) metodologia; (c) tipo de publicação; (d) utilização do pop-management; (e) perspectivas alternativas.
Por meio dos resultados da pesquisa, percebeu-se que a maior parte dos artigos sobre o assunto que foram analisados critica esse gênero literário, utiliza a abordagem qualitativa – sobretudo a análise do discurso –, foca em revistas – em especial, a Exame –, usa o pop-management como meio para compreender outros fenômenos – principalmente o sucesso, questões ligadas a gênero, consumo e empreendedorismo, além de ter ascendido moderada e recentemente, não mostrando, contudo, uma tendência clara de crescimento.
A partir dos achados do estudo, pondera-se: (i) diante da maioria de artigos críticos ao fenômeno, cabe à Academia atentar para seus aspectos positivos a fim de tornar mais acessíveis os resultados das pesquisas científicas; (ii) o uso de abordagens quantitativas para mensurá-lo parece promissor; (iii) deve-se estender as análises para mídias digitais, ainda não contempladas na literatura analisada, que foca a mídia impressa, em franca decadência; (iv) há espaço para discutir mais o tema, que tem sido visto como meio para se entenderem outras questões organizacionais, não como fim em si mesmo.
ITUASSU, C. T.; TONELLI, M. J. Sucesso, mídia de negócios e a cultura do management no Brasil. Cadernos EBAPE, v. 12, p. 86-111, 2014. RAMPAZO, A. V. O management e o projeto de controle do mundo. Farol – Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 591-641, ago. 2015. THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. WOOD Jr., T; PAULA, A. P. P. de. Pop-management: a literatura popular de gestão no Brasil [São Paulo]: FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, 2002. (Relatório de pesquisa, 3/2002).