Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE AS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS E O IBOVESPA: NOVAS EVIDÊNCIAS PARA O BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ibovespa
Variáveis macroeconômicas
Mercado de capitais

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Valor e Reestruturações

Autores

Nome
1 - LUAN VINICIUS BERNARDELLI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - MARINGÁ
2 - Murilo Borges
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
3 - Simone Leticia Raimundini Sanches
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis
4 - ELIANE CRISTINA DE ARAUJO SBARDELLATI
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - departamento de economia
5 - Gustavo Henrique Leite de Castro
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO - FEAUSP

Reumo

O desenvolvimento dos mercados financeiros é essencial para uma melhor alocação de recursos entre os agentes superavitários e deficitários. Nesse contexto, investidores, policymakers, empresários e demais agentes econômicos tem interesse em compreender como a economia e o mercado de capitais se relacionam. Ademais, a interligação do mercado financeiro com o desempenho econômico das nações é uma temática analisada em diferentes países, com diferentes abordagens metodológicas e distintos períodos de tempo.
Assim, o objetivo desse trabalho é verificar a relação entre as variáveis macroeconômicas e o índice Ibovespa, assim como o impacto da oscilação deste índice sobre o cenário macroeconômico. Portanto, estabelece-se as seguintes hipóteses (i) as variáveis macroeconômicas causam a variação do índice Ibovespa; (ii) as variáveis macroeconômicas explicam a variação do Ibovespa e (iii) o comportamento das empresas listadas no Ibovespa é relevante na análise das variáveis macroeconômicas.
Por meio de modelos econométricos e estatísticas descritivas, diversos estudos buscaram aferir a relação entre as variáveis macroeconômicas e mercado de capitais. Os principais resultados sobre o tema apontam uma importante relação entre as variáveis macroeconômicas utilizadas e o mercado de capitais, que deve ser constantemente investigada.
Para análise estatística foi utilizado o modelo de Vetores de Correção de Erros (VEC) e o teste de causalidade de Granger. Os dados representam o índice Ibovespa e as principais variáveis macroeconômicas relacionadas.
As variáveis econômicas exercem um papel relevante na explicação do índice Ibovespa. Além disso, os resultados apresentados corroboram com os estudos que asseveram que o mercado de capitais é um municiador de recursos permanentes para a economia, pois as variáveis macroeconômicas estão mais fortemente ligadas ao mercado acionário. Diante de tal evidencia, conclui-se que o índice Ibovespa responde melhor ao papel de variável explicativa do que ao de variável explicada.
Por fim, as evidencias encontradas neste trabalho são úteis não só pela estimação de um modelo VEC e todas as contribuições que dele advém entre a relação do mercado de capitais e variáveis macroeconômicas, mas acima de tudo pela seleção das melhores variáveis de controle e pela determinação do índice Ibovespa como uma variável explicativa para o crescimento econômico dos países.
AGA, K. M.; KOCAMAN, B. An empirical investigation of the relationship between inflation, ratios and stock price behaviour using a new series called Index-20 for Istanbul Stock Exchange. International Research Journal Of Finance And Economics, [s.l.], v. 6, p.133-165, 2006. AMEER, R. Macroeconomic factors and initial public offerings (IPOS) in Malaysia. Asian Academy of Management Journal of Accounting and Finance (AAMJAF), v.8, n.1, p.41–67. 2012. ASSAF-NETO, A. Mercado Financeiro. São Paulo. Atlas. 13 Edição. 2017. BACEN, Banco Central do Brasil. Sistema Gerenciador de Séries Temporais. Disp