Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA DESCONTADO NO PROCESSO DE OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES NO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de empresa
laudo de avaliação
Oferta Pública de Aquisição de Ações

Área

Finanças

Tema

Estrutura de Capital, Valor e Reestruturações

Autores

Nome
1 - José Anízio Rocha de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA
2 - Luzia Luana da Silva Medeiros
-
3 - Alceu Souza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - PPAD/PUCPR
4 - Ademir Clemente
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Reumo

O presente artigo vem a preencher uma lacuna ao explorar os aspectos relacionados ao papel do laudo de avaliação de empresa no processo de oferta pública de aquisição de ações, possibilitando maior entendimento sobre alguns aspectos relacionados as peculiaridades do mercado de capitais no Brasil. Dentre os achados, foi constatado uma tendência de que empresas que divulgaram no laudo de avaliação seu valor justo obtido pela metodologia Fluxo de Caixa Descontado (FCD), apresentam um custo mais elevado de avaliação em relação àquelas cujo valor justo foi obtido por outro método de avaliação.
O objetivo desse artigo é levantar e descrever características inerentes a avaliação de empresas no processo de Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) no Brasil. O estudo analisa 256 registros de OPA entre 2002 e 2018, resultando em 201 laudos de avaliação utilizados na amostra.
A Oferta Pública de Aquisição de Ações (OPA) possui diferentes finalidades. Essas finalidades distintas para aquisição de ações, geralmente é caracterizada como uma operação de recompra pela própria companhia. O mercado brasileiro é conhecido pela forte concentração acionária, baixa liquidez e notável influência da legislação no seu funcionamento e apresenta apenas o motivo de fluxo de caixa livre para a recompra de suas ações (Garcia & Lucena 2017). Desse modo o artigo investiga os aspectos relacionados a OPA e processo de avaliação dessas empresas.
A pesquisa empírica desse estudo é aplicada quanto a sua natureza; descritiva e explicativa quanto ao seu objetivo; quantitativa quanto aos procedimentos de análise; bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos de levantamento de dados; com temporalidade transversal; ex-post facto e sem controle de variáveis. Após a sistematização das variáveis do estudo é realizado um teste de associação entre o método de avaliação e o custo do laudo, finalizando com uma regressão que captar a representatividade de utilização do FCD no laudo de avaliação utilizado no processo de OPA.
A análise de dados mostra uma diferença média entre os resultados obtidos pelos métodos de avaliação utilizados no laudo. O elevado custo milionário dos laudos presente em 18,32% dos laudos analisados. O método FCD mostrou-se o preferido para a obtenção do valor justo com 73,6%. O estudo apresenta uma análise temporal da utilização das finalidades das OPAs e dos métodos de avaliação. O teste Qui-quadrado de independência revela que existe uma associação entre o método de avaliação e o custo do laudo. Uma regressão capta o impacto da utilização do FCD em relação a finalidade das OPAs.
A predominância da utilização do FCD é testada em relação ao custo do laudo de avaliação e as finalidades das OPAs. Evidenciou-se que quanto maior a utilização da metodologia do FCD nas OPAs, maior será o custo de elaboração do laudo de avalição. Dentre os métodos de avaliação utilizados nas OPAs, o FCD requer uma maior dedicação de tempo por se tratar de uma avaliação econômica, o que justifica sua correlação positiva com o custo do laudo. No Brasil a finalidade de OPA mais frequente é o cancelamento de registro ou fechamento de capital.
Garcia, I. A. S., & Lucena, W. G. L. (2017). Motivos para recompra de ações: uma análise com as empresas da BM&Fbovespa e da Nyse. Advances in Scientific and Applied Accounting, 10(1), 021-038.