Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL: UMA PERSPECTIVA BIBLIOMÉTRICA NO PERÍODO 2008-2019
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Empreendedorismo Social
Bibliometria

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Valéria Gonçalves Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Centro de Humanidades
2 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Petruska de Araujo Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O empreendedorismo é um fenômeno de estudo para muitos pesquisadores em todo o mundo. No entanto, nas últimas décadas têm-se evidenciado novas abordagens para a temática que inclui um olhar para o contexto social mediante o panorama de mudanças e desafios sociais, econômicos e políticos. O empreendedorismo social tem sido cada vez mais discutido no âmbito acadêmico, sendo uma temática com grande crescimento nos últimos anos. Diversas interpretações, concepções e sentidos vêm sendo concedidas ao campo, no entanto, muito ainda precisa ser analisado e entendido.
Mediante a emergência da temática sobre empreendedorismo social, é válido compreender as características da produção científica que vem sendo construída sobre a temática. Assim, este artigo tem como objetivo mapear a literatura internacional sobre empreendedorismo social. Bem como responder perguntas como as seguintes: Quem são os autores mais citados e os que mais publicaram? Quais são os periódicos, instituições e países que mais contribuem para área? Pretende-se ainda evidenciar os temas mais difundidos, e identificar os termos mais recorrentes nos trabalhos.
As origens do campo de empreendedorismo social remontam a 1983, quando Young escreveu sobre inovações empreendedoras lucrativas nas linhas da concepção de Schumpeter (BACQ; JANSSEN, 2011). O empreendedorismo social é tido como um fenômeno que, além da geração de receitas, busca atender as demandas sociais, promovendo mudanças e gerando valor social, como ressaltado por Dees (2001); Mair e Marti (2006); Zahra et al. (2008); Dacin, Dacin e Tracey (2011).
Este estudo teve como objetivo mapear a literatura internacional sobre empreendedorismo social no período de 2008 a 2019. A fim de permitir uma visão mais abrangente acerca das predisposições teóricas e praticas que conduzem os autores da área, foram identificadas as principais tendências da área em termos de artigos, periódicos instituições, e países mais influentes. O estudo identificou 487 publicações indexadas na Base Web of Science (WOS), no período de 2008 a 2019. Para construção das análises os dados foram aplicados aos softwares CitNetExplorer e VOSViewer..
Os artigos mais citados estão relacionados a sistemáticas de literatura e análises conceituais. Já os estudos de natureza empírica são menos predominantes, mas podem ser encontrados. As instituições mais influentes na pesquisa em empreendedorismo social estão concentras em países como Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. A partir da análise dos textos de maior ocorrência os dados demonstram a emergência do tema, e a existência de esforços para a compreensão da temática, e a presença recorrente desse campo no ambiente acadêmico.
BACQ, S.; JANSSEN, F. The multiple faces of social entrepreneurship: A review of definitional issues based on geographical and thematic criteria. Entrepreneurship and Regional Development, v. 23, n. 5–6, p. 373–403, 2011. DACIN, M. T.; DACIN, P. A.; TRACEY, P. Social Entrepreneurship: A Critique and Future Directions. Organization Science, v. 22, n. 5, p. 1203–1213, 2011. DEES, G. J. The Meaning of Social Entrepreneurship. Center for the Advancement of Social Entrepreneurship, Duke University’s Fuqua School of Business, p. 1–5, 2001.