Resumo

Título do Artigo

A implantação do escritório de processos organizacionais no superior tribunal militar: uma discussão a partir da percepção de gestores de escritórios de processos de órgãos da administração pública
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Palavras Chave

Gestão de Processos
Poder Judiciário
Escritório de Processos

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Paulo José Góes Daltro
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2 - Daniel do Prado Pagotto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF) - Brasilia
3 - Amanda Martins Fernandes Batista
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Darcy Ribeiro
4 - Giovana Cristine Nobre da Silva
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5 - Rafael Antunes Fidelis
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE)

Reumo

É possível perceber, por parte das organizações públicas, um esforço constante para implementar inovações relacionadas principalmente à gestão e aos processos de trabalho, buscando a melhoria na prestação de serviços à população (Gico Jr, 2014; Sousa & Guimarães, 2017). Visando adequar-se a esse novo modelo da administração pública, a gestão de processos apresenta-se como uma ferramenta capaz de facilitar os trâmites de negócio das instituições. Trata-se de uma ferramenta de gestão que observa a transversalidade dos procedimentos e operações organizacionais
O objetivo desta pesquisa é identificar as melhores práticas para a definição de uma metodologia de suporte à estruturação de um escritório de processos organizacionais (Business Process Management Office)
A atuação do BPMO, em nível estratégico, ocorre por meio da disseminação dos ganhos advindos da gestão de processos de negócio (Business Process Management), na gestão das iniciativas de BPM e na difusão da cultura de BPM na organização. Nos níveis tático e operacional, a atuação de BPM está mais voltada às atividades descentralizadas, isto é, relacionadas à implementação e ao apoio às atividades que representam melhorias em processos (Jesus et al., 2009). o BPMO é considerado o principal responsável pela governança de processos estabelecida pela organização.
Foi conduzida pesquisa-ação, que ocorreu em duas etapas: (1) análise da literatura e pesquisa documental; e (2) entrevistas em profundidade. A abordagem do estudo foi predominantemente qualitativa. Na etapa 2, a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com gestores dos escritórios de processos, que atuaram diretamente nas atividades de planejamento e implantação do BPMO (business process management office) nas organizações estudadas. O instrumento utilizado foi um roteiro semiestruturado, elaborado por meio de pesquisa documental e da revisão de literatura conduzida para este trabalho.
Os dados coletados foram analisados utilizando a técnica da análise de conteúdo. Os resultados encontrados permitiram propor uma metodologia de suporte à estruturação do BPMO no STM como forma de institucionalizar a gestão de processos por meio do fortalecimento da cultura orientada a processos e da padronização do gerenciamento de processos de negócio da organização.
Acredita-se que a adoção da metodologia proposta neste trabalho para dar suporte à implantação do BPMO no STM permitirá a identificação, análise e promoção de melhorias aos processos redesenhados, possibilitando a criação de um portfólio de processos na instituição. Não somente, os resultados encontrados possibilitam identificar barreiras e facilitadores na implementação de um BPMO, servindo como uma possível fonte de informações para a implantação de escritórios de processos em outras entidades da administração pública brasileira.
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