Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS TOP-DOWN: UMA REVISÃO SOBRE O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Implementação
política top-down
Programa Mais Médicos

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Gabrielle Fontes Mau
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Viçosa
2 - Marco Aurélio Marques Ferreira
-
3 - Guilherme de Avelar Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade

Reumo

O Governo Federal, para ampliar o acesso à saúde no país, cria políticas públicas como meio para garantir a universalidade do direito à saúde. Uma delas é o Programa Mais Médicos, que, de acordo com a forma como foi instituído e implementado, é considerado uma política top-down. O Programa é de iniciativa intersetorial, coordenada pelos Ministérios da Saúde e da Educação em nível nacional, envolvendo em nível estadual as Secretarias Estaduais e em nível local, as Secretarias Municipais de Saúde e as instituições de ensino, visando fortalecer a Atenção Básica de Saúde.
Ao considerar o contexto do Programa Mais Médicos e sua implantação, surge a seguinte questão: Como foi realizado o processo de implementação do Programa Mais Médicos no Brasil, de acordo com as perspectivas federal, estadual e municipal? O objetivo central deste trabalho é compreender quais os pontos marcantes do processo de implementação do Programa Mais Médicos nas esferas nacional, estadual e municipal, especificando suas particularidades.
O processo de implementação de uma política pública pode ser compreendido como o conjunto de ações realizadas por grupos ou indivíduos de natureza pública ou privada, as quais são direcionadas para a consecução de objetivos estabelecidos mediante decisões anteriores (RUA, 1997). Esse tópico buscou descrever os modelos teóricos de implementação e como o Programa Mais Médicos pode ser considerado uma política pública com modelo de implementação top-down.
Essa pesquisa caracteriza-se como uma revisão sistemática da bibliografia, que contempla o processo de implementação do Programa Mais Médicos, com a finalidade de fornecer o que está sendo estudado pela literatura em relação ao tema, seguindo a recomendação PRISMA.
O número de trabalhos que abordam como tema a implementação do Programa Mais Médicos é ainda reduzido, porém os resultados conseguidos com a pesquisa retratam que o Programa mesmo sendo uma política top-down (decisão concentrada no Ministério da Saúde), possui peculiaridades no processo de implementação, de acordo com cada localidade.
A partir da revisão de literatura, constatou-se que o PMM sofreu impasses durante sua implementação, mas que mesmo em sua fase inicial, começou a apresentar resultados positivos, de acordo com seus objetivos. Evidencia-se que o contexto do processo de implementação do PMM é contínuo e abre espaço para que novas pesquisas relacionadas à implementação do Programa sejam realizadas, de modo a propiciar o contínuo aprimoramento do PMM e trazer informação sobre as diversas localidades que recebem o Programa.
Legislação Brasileira, clássicos teóricos em políticas públicas e implementação e trabalhos da revisão de literatura sobre implementação do Programa Mais Médicos.