Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE COOPERATIVAS EM PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cooperativas
estudo bibliométrico
fator de impacto

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Social e Organizações do Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Virginia de Lourdes Carvalho dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA
2 - rosa eunice alves azevedo
-
3 - Sonia Maria da Silva Gomes
-

Reumo

No Brasil, as cooperativas atuam em 13 setores da economia com mais de 6 mil unidades, mais de 13 milhões de associados e mais de 300 mil empregados. Segundo o último Censo realizado em 2016 existe mais de 2,6 milhões de cooperativas no mundo. Dada a sua importância na economia do Brasil e do mundo, esta pesquisa buscou explorar e mapear as publicações sobre cooperativas em periódicos nacionais e internacionais com maior fator de impacto, justificando-se pela necessidade de uma introspeção nos estudos já desenvolvidos.
Dado a importância das cooperativas para o desenvolvimento social e econômico no país e do mundo, faz-se necessário compreender como os estudos científicos têm abordado os problemas relativos a essas. Daí emerge a problemática central desta pesquisa: qual o atual panorama das pesquisas acadêmicas sobre cooperativas? Para tanto elege como objetivo explorar e mapear as pesquisas sobre cooperativas em periódicos nacionais e internacionais com maior fator de impacto segundo o Journal of Citation Reports – JCR e o Scientific Periodicals Electronic Library – SPELL
Nos periódicos de contabilidade, os artigos sobre cooperativas expõem preocupações em identificar o comportamento das estratégias de financiamento, à aplicação de padrões internacionais de contabilidade e seus efeitos nas cooperativas de crédito (LEISMANN; CARMONA, 2010; PEREIRA et al., 2009; PINHEIRO et al., 2015; RIVA; SALOTTI, 2015), dentre outros. Na área de administração a ênfase centra-se na cadeia de valores da gestão de custos (DAL VESCO et al., 2014); práticas de governança corporativa para legitimar e aumentar o envolvimento dos cooperados (JANSEN; MAEHLER; WEGNER, 2018) e outros.
Inicialmente procedeu-se a seleção dos dados seguindo 4 passos (a definição do espaço de tempo; a seleção dos periódicos; a busca pelas publicações contendo os termos “cooperativas” e “cooperatives” e a seleção das publicações a serem analisadas). Definiu-se o período de 2009 a 2019 para análise temporal; 10 periódicos nacionais (5 na área de contabilidade e 5 na área de administração) e mais 10 internacionais (5 na área de contabilidade e 5 na área de administração). Após essa etapa, procedeu-se a análise dos dados com uso da técnica de bibliometria.
Foram analisados 44 publicações. Destas 59% concentram-se em periódicos de administração (nacional e internacional), 80% concentram-se em periódicos nacionais independente da área e 50% são feitas em periódicos nacionais de administração, porém apesar dessa grande concentração de publicações em periódicos nacionais, é interessante a avaliação dos métodos de pesquisa utilizados bem como os objetivos das publicações selecionadas, como forma de encontrar gaps a serem pesquisados e trazer maior contribuição a essas organizações.
Foram encontradas poucas publicações com foco em cooperativas, tanto nos periódicos nacionais quanto nos internacionais pesquisados, o que implica na necessidade de novas pesquisas que possam contribuir com o sucesso dessas organizações, dado a sua importância econômica e social. Ademais, ressalta-se que o número de periódicos avaliados bem como o espaço de tempo e áreas do conhecimento aqui contemplados, são fatores limitativos desta pesquisa.
BAUWENS, T.; HUYBRECHTS, B.; DUFAYS, F. Understanding the diverse scaling strategies of social enterprises as hybrid organizations : the case of renewable energy cooperatives. Organization and Environment Revew, 2019. CANDIDO, S. E. A.; SOULÉ, F. V.; NETO, M. S. The emergence of “ solidarity recycling ” in Brazil : structural convergences and strategic actions in interconnected fields. Organization & Environmen, p. 1–23, 2018.