Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES NO EMPREENDEDORISMO, NA INOVAÇÃO E NO FINANCIAMENTO DE STARTUPS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Instituições
Empreendedorismo
Financiamento

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Helder Marcos Freitas Pereira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA
2 - Maria Sylvia Macchione Saes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

As instituições entendidas como as regras do jogo são importantes mecanismos para explicar o desenvolvimento de longo prazo (North, 1990). Entretanto, pouca atenção foi dada a sua relação com o financiamento das empresas startups.
A influência do ambiente institucional na promoção do empreendedorismo, da inovação e do financiamento do mercado de ações e por venture capital.
Além disso, a inovação dos softwares e da computação fez com que houvesse uma enorme redução nos custos para criação de novos produtos e serviços (Shane e Nicolaou, 2018). Assim, a mudança tecnológica fez com que a retirada desses atributos do domínio público fosse bem menos custosa. Diante deste panorama, o financiamento para as startups é elemento primordial para o desempenho do segmento. Entretanto, pouca investigação foi feita para relacionar o financiamento das startups e o ambiente institucional.
Pesquisa quantitativa por meio do Modelo de regressão para dados em painel com o objetivo de verificar a relação entre instituições dos países e o empreendedorismo por oportunidade, inovação e o financiamento por meio do mercado de ações e por Venture Capital.
As instituições são relevantes para propiciar melhor ambiente de empreendedorismo, inovação e no financiamento das empresas.
Melhoria no ambiente institucional possibilita o incremento do empreendedorismo por oportunidade, a criação de empresas inovadoras e propicia um melhor ambiente de financiamento.