Resumo

Título do Artigo

DO “CHEGA!” AO “NÃO AGUENTO MAIS!”: PERCEPÇÕES SOBRE ESTRESSE DE CONCLUINTES DO CURSO ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
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Palavras Chave

Administração
Graduação
Estresse

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Diogo Barbosa Leite
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT) - Primavera do Leste
2 - Karina Nunes da Silva Santos
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3 - Bianca Assis Paim dos Santos
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4 - Fernanda Mendes Amorim
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5 - Wictória Eloa Gomes Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - FACC

Reumo

Conforme estudos na área, o estresse é considerado uma condição de saúde inerente ao contexto individual e coletivo dos indivíduos, sendo que nos casos mais graves pode levar ao surgimento de sintomas e de doenças, admitindo nesse caso medidas profiláticas. No entanto, fora longo o percurso até a consolidação de sua existência. Pizolotto, Barriquello e Zamberlan (2012) retratam que, ainda nos primórdios da civilização, costumava-se acreditar que as doenças eram causadas por divindades.
Verifica-se que ainda há a necessidade de investigações que abarquem não apenas o ambiente laboral, mas também os locais onde os indivíduos dedicam grande parte de seu tempo e esforço cotidiano. Nesse contexto, apresenta-se a seguinte questão-problema: como os alunos do ensino superior relacionam o estudo universitário e a ocorrência de estresse? No intuito de atender ao problema da pesquisa, tem-se como objetivo geral: apresentar a percepção subjetiva de estresse e as influências na saúde ocasionadas pelo ambiente acadêmico em estudantes do curso de Administração de uma universidade federal.
De acordo com Monteiro, Freitas e Ribeiro (2007), o estresse é provocado por estressores derivados do meio externo, como frio e calor, do ambiente social, como um trabalho nocivo, e do mundo interno, como os sentimentos e as emoções. Sob a mesma ótica, Calais et al. (2007) cita que o ingresso na universidade pode colocar os alunos em contato com estressores específicos, tais como: receio, ansiedades e inseguranças causadas pelas dúvidas e incertezas sobre a carreira escolhida, distanciamento da família, problemas de moradia, aquisição de novas responsabilidades, entre outros.
A investigação é classificada como sendo qualitativa e o levantamento é de corte transversal, com coleta realizada durante o mês de março de 2018. Utilizou-se um roteiro semi-estruturado para entrevista em profundidade com os participantes da pesquisa, ao todo 15 alunos do curso de Administração. O roteiro foi construído por dez questões, divididas em dois blocos. Como complemento, utilizou-se o emprego do software IRAMUTEQ para o processamento de textos.
Observou-se conforme as falas dos entrevistados que o exercício efetivo acadêmico enquanto discente em uma universidade é percebido como uma agente promotor de pressão, ocasionando estresse. Foram destacados sintomas decorrentes como ansiedade, insônia e desequilíbrio alimentar. Ao serem questionados se o desempenho era melhorado ou prejudicado pela universidade e pelo estresse, cerca de 80% dos discentes disseram que, quanto à universidade, o desempenho é melhorado por proporcionar novas oportunidades, como estágios, aprendizagem e novas experiências.
Em relação ao objetivo geral, pode-se afirmar que o estudo cumpriu a tarefa de revelar a percepção subjetiva dos estudantes no que se refere ao estresse em relação ao seu papel como discente. A universidade como promotora de ensino tem mais do que o papel, o dever de dar apoio aos acadêmicos, e para isso, emerge deste estudo possíveis ações de intervenção por parte da universidade. Sugere-se a título de promoção de melhorias, acordos interinstitucionais com outros cursos, como por exemplo, no estágio de estudantes psicologia e assistência social com próprios alunos.
BORINE, R. C. C.; WANDERLEY, K. S.; BASSITT, D. P. Relação entre a qualidade de vida e o estresse em acadêmicos da área da saúde. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 6, n. 1, p. 100-118, 2015. CAMPOS, E. A. R.; KUHL, M. R.; ANDRADE, S. M.; STEFANO, S. R. Análise dos níveis de estresse em formandos de administração e ciências contábeis de uma universidade pública. Revista Gestão & Conexões, v. 5, n. 1, p. 121-140, jan./jun. 2016.