Resumo

Título do Artigo

MODA LIVRE!: O CONSUMO CONSCIENTE E AS EXTERNALIDADES NO PROCESSO PRODUTIVO
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Palavras Chave

Moda Livre
Consumo Consciente
Externalidades

Área

Marketing

Tema

Consumo e Materialismo

Autores

Nome
1 - Bruna Lourena de Lima Dantas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - Lívia Nogueira Pellizzoni
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ) - Ubtech Business
3 - Thaisa Hasse Bogoni Bachmann
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR) - Curitiba
4 - Nelsio Rodrigues de Abreu
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Consumir é um ato elementar e essencialmente baseado em escolhas. As possibilidades de acesso à informação e consumo são cada vez maiores e a dinâmica de consumo atual promove o encontro de consumidores com uma infinidade de marcas e conveniências. De um lado, tal fato promove um sentimento de liberdade de escolha, prazer e pertencimento a grupos sociais específicos, mas de outro propiciam uma cultura de consumo desenfreado ou impensado.
Identificar a percepção dos consumidores sobre as condições de trabalho alusivo ao escravo e propensão à compra.
O consumo de moda que é ato de consumir que fornece aos seres humanos a capacidade de atender necessidades e desejos, expressar sua identidade e filiar-se em grupos sociais. E com relação ao trabalho análogo ao escravo na produção de vestuário, é considerado a multiplicidade de fatores envolvidos na moda e sua relevância econômica, muitas vezes na má remuneração da mão de obra e até em condições impróprias de trabalho, análogas à escravidão. E nesse estudo, foi examinado até que ponto posicionar-se como uma marca eco-fashion pode atrair a atenção dos consumidores de forma positiva.
O estudo utilizou uma pesquisa qualitativa, onde foram realizados três grupos focais presenciais com mulheres de diferentes perfis, residentes na cidade de João Pessoa, totalizando 18 participantes. Os grupos focais ocorreram no mês de junho de 2019 e teve a participação de uma pesquisadora e um mediador qualificado. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise do Discurso, que segundo Orlandi (2009), o discurso pode ser considerado como a palavra em ação ou a prática de linguagem.
Os significados de consumo de moda, para as participantes, são os principais critérios de escolha de roupas, são: versatilidade, custo benefício e preço, estilo e modelagem. Todavia, a percepção do consumidor a respeito das condições de trabalho nas indústrias têxteis, mesmo apesar das participantes não concordarem com as condições de trabalho, os escândalos não influenciam na decisão de compra. E com relação a percepção do consumidor a respeito dos movimentos de moda consciente, as respondentes concordaram que um espaço para divulgação dessas informações, a exemplo do aplicativo Moda Livre.
Embora as participantes desse estudo se sensibilizem com a temática, identificando causas ou consequências de condições degradantes nas produções têxteis e que mesmo assim, considerem que continuar comprando de tais empresas também representa estar financiando tais práticas, percebeu-se que ainda existem outras questões tais como preço, tamanho, estilo, modelagem, acessibilidade que são preponderantes no momento da escolha. Tais fatos reforçam a importância de movimentos slow fashion e de mecanismos de informação sobre as práticas empresariais como o uso do aplicativo Moda Livre.
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