Resumo

Título do Artigo

FATORES ORGANIZACIONAIS E DE GESTÃO INFLUENTES NO DESEMPENHO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SALVADOR
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Palavras Chave

Gestão Escolar
Indicadores educacionais
Desempenho educacional

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Sérgio Hage Fialho
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Mestrado em Administração
2 - Valdineia Scaldaferri
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Costa azul
3 - Manoel Joaquim Fernandes de Barros
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Reumo

Em que pese o desenvolvimento observado nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB entre 2005 e 2015, a média geral desse indicador não atinge ainda 50% do seu valor máximo, ou seja, verifica-se um resultado ainda bastante insatisfatório para uma educação que se pretenda de qualidade. A precariedade do Brasil em educação básica evidencia-se também nos dados do Programme for International Student Assessment (PISA, 2016), onde o país é classificado entre os dez últimos, em um total de 73 países.
Pergunta de pesquisa: quais fatores organizacionais e de gestão apresentam indícios de influência no desempenho pedagógico das escolas municipais de ensino fundamental em Salvador? O objetivo geral é analisar indícios de influência de fatores organizacionais e de gestão no IDEB das escolas municipais de ensino fundamental em Salvador. Desdobra-se nos objetivos específicos: avaliar a influência dos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP; e analisar a influência das práticas de gestão escolar no desempenho pedagógico das escolas
A literatura consultada envolve os temas: “sistemas de avaliação do desempenho escolar da educação básica”; “indicadores educacionais”, modelados e disponibilizados pelo INEP; e “gestão escolar”, com foco no modelo de dimensões da gestão e competências dos gestores de Luck (2009).
A metodologia envolveu procedimentos quantitativos e qualitativos, para identificar fatores, externos (indicadores educacionais do INEP) e internos (às práticas de gestão), que apresentem indícios de influência no desempenho pedagógico das escolas. A pesquisa envolveu dois níveis de análise. No primeiro, o foco são as escolas de ensino fundamental da rede, utilizando a base de indicadores educacionais do INEP e aplicando um modelo estatístico de regressão. No segundo nível o foco são as escolas que compõem a regional Cabula da rede, com base em abordagem qualitativa dos dados disponíveis.
Os resultados da regressão mostram que apenas existe relação significativa, no caso inversa, entre a variável dependente, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e as variáveis explicativas Índice de Esforço Docente (IED) e Taxa de Distorção Idade-Série (TDI). O estudo qualitativo indicou indícios de que a atuação do Conselho Escolar, e a interação Escola-Comunidade, são relevantes para o resultado do IDEB. Verificou também que as escolas de menor IDEB demandam questões mais primárias (infraestrutura e falta de pessoal), enquanto as de maior IDEB focam em tecnologia e capacitação.
Os resultados do estudo indicam duas reflexões essenciais: a presença de fatores relacionados à distorção idade-série e sobre-esforço do trabalho docente, ao lado da ausência de investimentos em infraestrutura física e em recursos humanos na raiz do baixo desempenho pedagógico das escolas da rede municipal, de uma parte; e, de outra, a relevância da gestão participativa – percebida pelos indicadores atuação do Conselho Escolar e Interação escola-Comunidade – para a elevação dos resultados pedagógicos.
FERRON, A.; SILVEIRA, C. L. A. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: Indicadores de qualidade. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. GATTI, B. A. Formação de Professores, Condições e Problemas Atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP). V. 1, n.2, p. 161-171. Itapetininga/SP. 2016. LORENZONI, M. Gestor Escolar e seu papel na escola. 2016. Disponível em: Acesso: Jul 2019 LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.