Resumo

Título do Artigo

RENOVAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO PARA A REVITALIZAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
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Palavras Chave

desenvolvimento de negócios
criação de valor
modelo de negócio

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Andrea Cristina Deis Rodrigues
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios
2 - Adilson Caldeira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios

Reumo

O texto relata a intervenção realizada em uma empresa que atua no setor de tecnologia da informação, fundada há cerca de uma década por iniciativa empreendedora de seus atuais sócios gestores. A intervenção teve por foco a renovação do modelo de negócio, em busca do alinhamento da estrutura interna às condições ambientais enfrentadas. Com isso, procurou-se reverter a tendência de declínio no ciclo de vida da empresa, proporcionando condições favoráveis à retomada do desenvolvimento.
A análise preliminar do panorama das operações da empresa revelou a necessidade de implementar mudanças em questões como o gerenciamento dos contratos, o processo de comunicação e relacionamento interpessoal entre áreas, além de métodos e controle de desempenho e de satisfação dos clientes. A análise das informações obtidas pela observação e interação com gestores e funcionários revelou a demanda por ações destinadas à sistematização do gerenciamento dos processos que causam custos de operação e de transação, envolvendo aspectos estruturais e comportamentais.
Constatou-se a importância da criação de uma nova área, dedicada à Gestão da Inovação, incumbida do desenvolvimento de um plano diretor formal contendo diretrizes políticas, gerenciais e de oportunidades estratégicas. O investimento deve ser direcionado à diversificação de negócios, ampliando o escopo de atuação pela oferta de serviços complementares aos praticados até então. Para redução de custos com atendimento e suporte, revelou-se importante treinamento e capacitação interna e dos usuários, além da implementação de instrumentos dedicados ao gerenciamento de processos.
Delineou-se um novo modelo de negócio, considerando as necessidades identificadas no mercado e as condições para ofertar valor superior ao que se vinha praticando. Redefiniu-se a demanda por recursos, atividades-chave e parcerias estratégicas, requeridas para atender ao mercado autossuficiência econômica e financeira. O modelo traduz a racionalidade de como a organização irá criar, entregar e gerar valor. Reformulados os meios para controle de desempenho, com a aplicação de instrumentos e mudança comportamental, implementou-se um processo sistemático e contínuo de planejamento.
A intervenção transformou o cenário de risco à sustentabilidade econômica da empresa em uma perspectiva de negócio rentável e promissor. Com o novo modelo implementado reverteu-se a expectativa de declínio no ciclo de vida da empresa. Como resultados futuros, o registro histórico de desempenho do novo sistema de gestão dos processos possibilitará monitorar a evolução dos negócios, agilizando a identificação de necessidade de novas intervenções e mudanças. O efeito mais provável será o ganho de potencial de desenvolvimento segundo uma espiral, construída pelo aprendizado resultante.
A integração entre o universo acadêmico e o ambiente de negócios, presentes neste relato, agrega conhecimento à tecnologia de gestão passível de replicação em situações assemelhadas. A identificação de soluções para lidar com a complexidade de questões relativas ao comportamento de pessoas, resistência à mudança, obstáculos de comunicação e acesso a informações, extrapola fronteiras de um negócio específico, com potencial de promover desenvolvimento não apenas aos negócios, mas também à sociedade, pela ampliação da oferta de empregos e satisfação de necessidades da comunidade, em geral.