Resumo

Título do Artigo

FUNÇÕES DO ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EQUIPE DO PROJETO
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Palavras Chave

Escritório de Gestão Projetos
PMO
Equipes de Projeto

Área

Operações

Tema

Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

Autores

Nome
1 - Antony Bento Melo
-
2 - Décio Bittencourt Dolci
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC/PPGA
3 - Débora Gomes de Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - PPGCont ICEAC

Reumo

É crescente a adoção do Escritório de Gestão de Projetos (PMO) nas organizações, sendo suas funções as mais variadas. Em face de lacunas apresentadas em pesquisas anteriores que destaquem as funções do PMO destinadas ao desenvolvimento das equipes de projetos e identifiquem fatores que influenciam a prática de tais funções.
Nesse sentido, tem-se a seguinte questão de pesquisa: O que os PMOs têm efetivamente colocado em prática no seu dia a dia em diferentes contextos? Frente a esse problema de pesquisa, definiram-se o objetivo geral de analisar as funções do escritório de gestão de projetos voltadas à equipe de projetos em diferentes contextos.
Segundo Desmond (2015), o PMO é um centro de conhecimento de gerenciamento de projetos dentro da empresa e é usado como um recurso para apoiar e auxiliar os gerentes de projeto. Também segundo o autor, o escritório foi criado para garantir a aplicação do conhecimento e dos melhores padrões para gerenciamento de projetos em todos os projetos.
A presente pesquisa estabelece-se em estudos antecedentes oriundos de uma revisão bibliográfica sistemática e na aplicação de uma survey junto a 37 líderes de equipe de projeto de diferentes países.
Os resultados fornecem um panorama atual sobre o estado da arte no que diz respeito às funções e contribuições do PMO para as organizações, especificamente no tocante às equipes de projeto. Também revelam as funções mais praticadas e as características dos escritórios e dos projetos que se associam mais significativamente a certas práticas.
A evolução e o surgimento das funções do PMO ao longo do tempo foram sumarizadas nesta pesquisa, que identificou 87 funções diferentes, reiterando a contribuição para futuros pesquisadores. Na mesma direção são elencadas em ordem de desempenho as principais funções do PMO voltadas à equipe de projetos a partir da percepção de 37 gerentes de projeto em relação a sua equipe e a efetiva contribuição do PMO.
ALGHADEER, A.; MOHAMED, S. Difusion of Organisational Innovation in Saudi Arabia: The Case of the of the Project Management Office (PMO). International Journal of Innovation and Technology Management, v. 13, n. 4, p. 1-22, 2016. DOI: 10.1142/S021987701650019X ANDERSEN, B.; HENRIKSEN, B.; AARSETH, W. Benchmarking of Project Management Office Establishment: Extracting Best Practices. Journal of Management in Engineering, abril/2007. DOI: 10.1061/(ASCE)0742-597X(2007)23:2(97)