Resumo

Título do Artigo

Qualidade de Serviços Hospitalares sob a Perspectiva dos Processos de Acreditação
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Palavras Chave

Qualidade de Serviços
Acreditação Hospitalar
Bibliometria

Área

Marketing

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - WEVERSON SOARES SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PPGA - NICO
2 - Gabriela Gonçalves Silveira Fiates
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de pos graduacao em administração
3 - RUDIMAR ANTUNES DA ROCHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

A temática da qualidade de serviços hospitalares é assunto de interesse público e objeto central de muitas discussões da sociedade, figurando, inclusive, entre as principais preocupações dos gestores e usuários do sistema de saúde. Apesar do tema qualidade ser discutido, academicamente, há décadas, este tornou-se mais evidente e robusto a partir do surgimento dos processos de acreditação hospitalar, principal ferramenta utilizada pelos gestores para estruturar, validar e legitimar os processos dedicados a gestão da qualidade no ambiente hospitalar.
Em face da recência do tema, nível de complexidade e interesse social, destaca-se a necessidade de entender como se deu nos últimos anos os processos de acreditação a luz da literatura, quais os temas permeiam o assunto, como se deu a produção científica acerca do tema e suas as lacunas cientifica.
A acreditação contribui para demonstrar o compromisso geral da instituição com a melhoria contínua da qualidade e segurança nos cuidados (PEIXOTO; BRITO; SANTANA, 2012) através de um processo permanente de avaliação e certificação, possibilitando melhoria contínua na qualidade da assistência (ALÁSTICO; TOLEDO, 2013). Atualmente, a acreditação dos serviços de saúde consiste em uma ferramenta mundialmente utilizada, em alguns países com adesão voluntária e, em outros, de caráter obrigatório.
Através de um estudo bibliométrico e uma revisão sistemática integrativa foram avaliados 45 artigos selecionados em 5 bases de dados. Os resultados apontaram que a acreditação hospitalar colabora para mudanças na qualidade e segurança na assistência, mas que há lacunas em alguns temas como: qualidade e satisfação na perspectiva dos pacientes ; resultados financeiros advindos da acreditação; motivos de descredenciamento de instituições; estudos comparativos das diferenças entre as exigências das diferentes entidades acreditadoras; e, estudos voltados ao comportamento do consumidor hospitalar.
Os ganhos de qualidade advindos, através da acreditação hospitalar, foram evidenciados pela maioria dos estudos, tornando-os inegáveis e indiscutíveis. Porém, existem lacunas quanto à mensuração da qualidade e da satisfação a partir da percepção dos pacientes, assim como o estudo da segurança do paciente sob a percepção do mesmo. Destaca-se que aumento da competitivamente e a maior oferta em serviços de saúde apontam a necessidade de pesquisas que compreendam melhor a visão do paciente dentro da instituição hospitalar, identificando elementos determinantes para a satisfação.
ALÁSTICO, G. P.; TOLEDO, J. C. DE. Acreditação Hospitalar: proposição de roteiro para implantação. Gestão & Produção, v. 20, n. 4, p. 815–831, 2013. ALONSO, L. B. N.; DROVAL, C.; FERNEDA, E.; EMÍDIO, L. Acreditação Hospitalar e a Gestão da Qualidade dos Processos Assistenciais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 34-49, jul./dez., 2014. DUARTE, M. S. M; SILVINO, Z. R. Acreditação hospitalar x qualidade dos serviços de saúde. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v.2 p. 182-5, 2010. EMÍDIO, L. F.; ALONSO, L. B. N.; FERNEDA, E.; HEDLER, H. C. Acredi