Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EDUCACIONAL NA ÁREA DE NEGÓCIOS: UMA ANÁLISE DE ESTUDOS EM PERIÓDICOS DE RECONHECIDA QUALIDADE
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Palavras Chave

Inovação Educacional
Negócios e Economia
OECD

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Fernanda Edileuza Riccomini
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
2 - Claudia Brito Silva Cirani
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Adminstração - PPGA
3 - Samara de Carvalho Pedro
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA
4 - Kambou Sie Kevin
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Paraíso

Reumo

A inovação educacional pode ser caracterizada como ação de inventar e depois difundir novas ferramentas educacionais, novas práticas de instrução, organizacionais e tecnológicas capazes de mudar processos e práticas para aprimorar a qualidade e a produtividade de prestação de serviço (FORAYA; RAFFOB, 2014).
Visando aprimorar o entendimento sobre inovação educacional relacionado à área de negócios e economia, o presente trabalho busca oferecer uma análise de como estão sendo direcionadas essas pesquisas, observando as lacunas relacionadas ao objeto de pesquisa, bem como compreender como a área vislumbra o tema inovação educacional.
As inovações apresentadas na publicação da OECD (2014) são agrupadas em duas categorias: inovação em sala de aula e inovação em escola. Na primeira, são examinadas três dimensões: práticas de instrução, uso de recursos educacionais e disponibilidade de recursos para o ensino. Na segunda, são investigadas três variáveis: programas especiais, práticas organizacionais e de recursos humanos, e relacionamento com os pais, que neste estudo será tratado como inovação em marketing educacional, com destaque para o construto “relacionamento”.
Ao detalhar cada um dos estudos em questão, foi criado um quadro resumido das suas características, relacionando cada estudo com as dimensões propostas pela OECD quanto à inovação educacional. Os resultados apontam para o predomínio de estudos empíricos e pautados no âmbito da escola, considerando estudos mais globais, sobre o mercado e pesquisas teóricas.
O que chama a atenção é a necessidade de mais estudos direcionados as demais dimensões da OECD, como a inovação na disponibilidade de recursos para o ensino na sala de aula e em marketing educacional, além de estudos voltados a negócios educacionais inovadores, inovação em gestão de Instituições de Ensino Superior, contribuição econômica para inovação no setor educacional; fontes de financiamento para programas e políticas de tecnologia da educação; dentre outros.
OECD - ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Measuring Innovation in Education: A New Perspective, Educational Research and Innovation, 2014. FORAY, D; RAFFO, J. The emergence of an educational tool industry: Opportunities and challenges for innovation in education. Research Policy, v. 43, n. 10, p. 1707-1715, 2014. industry: Opportunities and challenges for innovation in education.