Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE E A TEORIA DA VISÃO BASEADA EM VALORES COMO VANTAGEM COMPETITIVA EM HOSPITAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Hospitalidade
RBV
Vantagem Competitiva

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Renata Nigro Sangoão
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia

Reumo

O artigo refere-se à teoria da Visão Baseada em Recursos em hospitais e a hospitalidade como diferencial nestas instituições. Ao tratar sobre hospitalidade em hospitais é destacado o conceito de hotelaria hospitalar que está muito relacionado ao tema. Este é um conceito relativamente novo que surgiu e foi aplicado a algumas décadas em razão do surgimento também de um novo perfil de clientes. A hotelaria hospitalar é um conjunto de processos, serviços e procedimentos, que objetivam a melhora do conforto e bem-estar de pacientes e familiares.
Este artigo tem como objetivo a análise dos conceitos da teoria da RBV por meio de algumas percepções diferentes e qual a sua influência e aplicabilidade em hospitais para o alcance de vantagem competitiva. A questão norteadora do artigo é: A teoria da RBV pode ser aplicada a área hospitalar utilizando a hospitalidade como diferencial competitivo?
Como estratégia de diferenciação e busca pela satisfação e lealdade dos clientes as empresas estão utilizando a hospitalidade como elemento de agregação de valor e vantagem sustentável entre os concorrentes (CAMARGO, 2004; WIRTZ et. al, 2012; ARIFFIN; MAGHZI, 2012). Assim, a hospitalidade pode ser considerada como um recurso estratégico para os hospitais, apresentando os atributos propostos na RBV. A hospitalidade cria conexão com os clientes influenciando na percepção de qualidade e satisfação dos serviços, tornando-se um recurso da empresa de difícil imitação (ARIFFIN, 2013).
Este artigo está estruturado em quatro seções principais, com exceção da introdução e das considerações finais. A primeira parte trata sobre o conceito hospitalidade descrito por vários autores; a segunda parte traz conceitos e definições da RBV por meio da visão dos principais estudiosos de administração; a terceira refere-se à relação da teoria da visão baseada em recursos com a gestão hospitalar e a última seção relaciona a hospitalidade como fonte de vantagem competitiva nos hospitais.
A pesquisa realizada é uma pesquisa exploratória, que não possui resultados quantitativos, hipóteses e sugestões de pesquisas futuras. A pesquisa bibliográfica permitiu o levantamento de informações e conceitos sobre a aplicação da teoria da visão baseada em recursos e da hospitalidade como como vantagem competitiva em hospitais.
ARIFFIN, A.A.M. Generic dimensionality of hospitality in the hotel industry: A host–guest relationship perspective. International Journal of Hospitality Management, 2013. ARIFFIN, A.A.M.; MAGHZI, A.A. A preliminary study on customer expectations of hotel hospitality: influences of personal and hotel factors. International Journal of Hospitality Management, 2012. CAMARGO, L. O. D. L. Hospitalidade. São Paulo: Editora Aleph, 2004. WERNERFELT, B. A Resource-Based View of the Firm. Strategic Management Journal,Hoboken, 1984. WIRTZ, J., Chew, P., & Lovelock, C. Essentials of services marketin