Resumo

Título do Artigo

Um sonho possível? As aventuras e desventuras de um empreendedor
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Pequenos negócios
Processo empreendedor

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Daniel do Prado Pagotto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (UDF) - Brasilia
2 - Fernanda Paula Arantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
3 - Amanda Moura Walter
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Psicologia

Reumo

O caso de ensino descreve o processo de criação de um empreendimento no setor de aquecimento solar e piscinas e a operação do pequeno negócio por cerca de 10 anos, por meio de um caso verídico, contando a história do empreendedor João. O caso destaca os desafios enfrentados na gestão do negócio pelo empreendedor e seus sócios, que culminou no fechamento do negócio. Destacam-se ao longo do texto assuntos que podem ser associados a diferentes conteúdos de administração sob uma perspectiva interdisciplinar: empreendedorismo, estratégia, marketing, gestão de pessoas, administração geral.
Estimular os leitores a uma análise crítica dos pontos de sucesso e das oportunidades de melhoria na criação e gestão de um negócio na área de aquecimento solar e piscinas.
Os dados que subsidiaram a construção desse caso foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com o empreendedor. A primeira entrevista foi conduzida na presença de mais quatro alunos de graduação que puderam absorver as experiências relatadas, contribuindo com perguntas. Já a segunda, ocorreu por ligação telefônica, a fim de complementar algumas informações do primeiro encontro. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, fornecendo suporte à construção do caso.
O presente caso ganha importância, uma vez que permite um olhar interdisciplinar sobre as variadas áreas que congregam a Administração, sendo algumas delas: Introdução a Administração; Gestão de Pessoas; Empreendedorismo; Administração de Pequenos Negócios; Estratégia Empresarial; Consultoria Organizacional; Administração de Marketing.
ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. (Eds.). Aprendizagem Organizacional no Brasil. Porto Alegre: Bookman, 2011. BORGES, C.; FILION, L. J.; SIMARD, G. Jovens empreendedores e o processo de criação de empresas. Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 9, n. 8, 2009. MACHADO, R. T.; GRZYBOVSKI, D.; TEIXEIRA, E. B.; SILVA, M. D. Governança de pequenas empresas familiares brasileiras: aspectos a considerar no modelo adotado. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 1, p. 198-210, 2013.