Resumo

Título do Artigo

Configuração de rotas tecnológicas e tecnologias emergentes: um estudo baseado em patentes fotovoltaicas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Rotas Tecnológicas
Tecnologias Emergentes
Análise de Redes Sociais

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Alex Fabianne de Paulo
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP
2 - Geciane Silveira Porto
FEA-RP/USP - Departamento de Administração

Reumo

Vários estudos apontam os benefícios no uso de energia fotovoltaica (PV) como redução de poluição ambiental, fonte energética renovável e limpa, escalabilidade, entre outros motivadores. A identificação das rotas tecnológicas PV permite analisar a evolução do conhecimento tecnológico bem como identificar quais as inovações são mais emergentes e despontam como tendência do setor. Além disso, a análise de rotas tecnológicas traz benefícios como a identificação dos trabalhos relevantes que não necessariamente possuem alta contagem de citações.
Considerando a importância da inovação no processo de desenvolvimento tecnológico, bem como a relevância no entendimento das principais rotas de desenvolvimento de tecnologias PV, este trabalho propõe responder a seguinte questão: “Qual a configuração das rotas tecnológicas PV e quais são suas tecnologias mais emergentes e promissoras?”. Para isso, este artigo analisa patentes fotovoltaicas cujas classificações estejam no IPC Green Inventory. A resposta a lacuna busca suprir a carência de estudos que analisem mais amplamente as tendências sobre tecnologias fotovoltaicas.
A fundamentação teórica se divide em três partes. A primeira se baseia na revisão de publicações sobre tendências tecnológicas em energia solar PV (CHOE et al., 2013; 2016; REUTERS, 2016; SAMPAIO et al., 2018; ALAAEDDIN et al., 2019). A segunda aborda a relevância do uso de análise de redes sociais (ARS) como técnica utilizada para investigação da relação entre atores bem como algumas funções adotadas (JACKSON, 2008; BORGATTI et al., 2009; NEWMAN, 2010). A terceira parte analisa a prospecção tecnológica baseada em patentes, ARS e SPLC (HUMMON; DOREIAN, 1998; VERSPAGEN, 2007).
Esta pesquisa utilizou uma metodologia de investigação em dois níveis. O nível 1 refere-se extração e transformação dos dados das patentes PV, sendo o passo 1 de seleção de patentes PV (IPC-GI) entre 1998 e 2017 e o passo 2 referente à limpeza e padronização dos dados das patentes. O nível 2 compreende três passos relacionados ao design e análise das rotas tecnológicas, sendo passo 3 a construção da rede de citações, passo 4 a definição dos clusters e identificação das rotas tecnológicas e o passo 5 a análise da configuração das rotas e identificação das tecnologias PV mais emergentes.
Os resultados mostram a evolução do conhecimento tecnológico sobre tecnologias PV, sendo as patentes do topo as mais emergente e as demais, a base tecnológica de referência. As patentes representadas por nós maiores destacam aquelas com maior grau de intermediação, o que as coloca como tecnologias-chave nas suas respectivas rotas. Também são apresentados duas tabelas as configurações de cada rota tecnológica PV, quais as patentes mais relevantes, quais os mercados de interesse e qual a base tecnológica das rotas. Também mostra as características de cada tecnologia identificada como emergente.
Concluiu-se que a base de conhecimento para as tecnologias PV estão concentradas nos escritórios em patentes do Japão e EUA. As organizações detentoras das principais patentes PV priorizam os seus desenvolvimentos exclusivamente nas suas áreas internas de P&D, abrindo mão de vantagens amplamente discutidas na literatura sobre a cooperação tecnológica. Além disso, a China tem evoluído exponencialmente na produção de patentes PV, mas as rotas tecnológicas denotam um perfil de desenvolvimento não-colaborativo, com foco em criação interna ou aquisição de pesquisadores independentes.
CHOE, H. et al. Patent citation network analysis for the domain of organic photovoltaic cells: Country, institution, and technology field. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 26, p. 492-505, 2013. REUTERS, T. Powering the Planet 2045. Technical Report, 2016. Disponível em: https://www.thomsonreuters.com/content/dam/openweb/documents/pdf/tac/report/powering-the-planet-2045-report.pdf. Acesso em: 02 jun 2017. VERSPAGEN, B. Mapping technological trajectories as patent citation networks: A study on the history of fuel cell research. Advances in Complex Systems, v. 10, p. 93-115, 2007.