Resumo

Título do Artigo

TORCEDORES ENQUANTO CLIENTES: ESPORTES ENQUANTO EXPERIÊNCIAS
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Palavras Chave

Torcedor-Cliente
Marketing Esportivo
Receitas Esportivas

Área

Marketing

Tema

Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Edson Coutinho da Silva
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Campus SBC e SP
2 - Alexandre Luzzi Las Casas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA

Reumo

O torcedor, enquanto um fã, pode ser abordado e, ainda, estudado a partir de seu comportamento e o seu grau de apego e envolvimento com o clube (ou time). Os torcedores-clientes-consumidores estão altamente envolvidos, emocionalmente, com seus times. Os torcedores comprometidos são essenciais para os negócios no esporte. Esporte e marketing vêm convergindo, uma vez que o esporte vem sendo concebido como entretenimento e, não apenas como um jogo. Sem torcedores não há esporte, sem torcedores não há receitas.
Diante disso, que aspectos acerca do torcedor devem ser contemplados para estabelecer um evento, uma experiência e um entretenimento esportivo alinhados às suas características enquanto um cliente e/ou consumidor de esportes? Este ensaio teórico tem o objetivo de apresentar e debater aspectos acerca do torcedor que devem ser observados para se estabelecer – por meio dos clubes e dos demais stakeholders – um evento, uma experiência e um entretenimento esportivo alinhados às suas necessidades e desejos enquanto cliente e/ consumidor de produtos e/ou serviços esportivos de seu clube favorito.
2. Definição de Torcedor 3. Torcedores querem Experiências Esportivas 4. Torcedores são Clientes (ou Consumidores) do Clube 5. “Novas” Interações com o Clube 6. Torcedores: Bases das Receitas de um Clube
Um torcedor esportivo é aquele que demonstra consistência, dedicação, lealdade e comprometimento com o esporte. Os torcedores costumam ser notavelmente leais aos times. O engajamento dos torcedores fornece uma vantagem estratégica atraente aos clubes, uma vez que o envolvimento com a personalidade da marca leva as pessoas a consumirem ativamente as ofertas de produtos e/ou serviços do clube. A geração dos torcedores tecnológicos, armados de celulares, tablets e conectividade, vêm usando as plataformas de mídias sociais para promover um alcance massivo de seus conteúdos.
Constata-se que o esporte vem incorporando cada vez mais características e atributos de negócios à medida em que desenvolve produtos e/ou serviços orientado ao seu torcedor. Se a experiência esportiva é um entretenimento, a compreensão de algumas premissas é fundamental para o sucesso do evento. torcedores são clientes, logo, a equipe de marketing do clube deve ouvi-los, conhecê-los e construir bases de torcedores por meio de estratégias de marketing de relacionamentos, usando a tecnologia como plataforma principal. O marketing esportivo coloca o foco no torcedor enquanto cliente.
JOHNSTON, D. Consumer Loyalty Amongst Sport Fans: AGF Case Study. Thesis (Master Programme). ASB, Institut for Marketing og Statistik, Aarhus University, Aarhus, Denmark, 2004. McHUGH, J.; BRONSON, P.; WATTERS, E. [Eds]. The Future of Sports (2015). Reports. futureof.com. Disponível em: http://www.gannett-cdn.com/usatoday/editorial/sports/The-Future-of-Sports-2015-Report.pdf. Acessado em 20 de outubro de 2016. RUNDH, B.; GOTTFRIDSSON, P. Delivering Sports Events: The Arena Concept in Sports from Network Perspective. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 30, n. 7, p. 785-794, 2015.